Farc convidam candidatos à presidência da Colômbia para congresso

Bogotá, 27 jul (EFE).- As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) convidaram nesta quinta-feira todos os candidatos à presidência do país ao congresso que será realizado em agosto para transformar a guerrilha em um partido político.

"Convidamos os atuais candidatos e candidatas à presidência para que, no primeiro dia de sessões, exponham aos delegados sua visão de país e seu compromisso com a paz", afirmou o comando das Farc em comunicado, após quatro dias de deliberações em Bogotá.

Após ler o comunicado, um dos líderes das Farc, Carlos Antonio Lozada, afirmou que esse é um convite para todos os candidatos, sem exceção, já que a guerrilha quer ouvir as diferentes visões de país.

"Assim que nascer o partido político que vai impulsionar e dar o ponto de partida para o congresso fundacional, é importante levar em consideração essas opiniões", afirmou Lozada.

"Estamos dispostos ao diálogo. O diálogo vai nos levar ao entendimento na Colômbia. O que os colombianos querem é reconciliação, paz, inclusão, vida digna e que esse país seja realmente soberano", disse o chefe de negociação das Farc no processo de paz com o governo, Iván Márquez.

Segundo Márquez, as Farc tem um propósito claro de diálogo e de buscar a verdade para corrigir os problemas do país.

Como parte da declaração de hoje, o comando das Farc também indicou que o congresso de fundação do partido deverá repassar as teses políticas, a plataforma da convergência e a proposta de governo de transição.

Por sua vez, Jorge Torres, outro membro do grupo, disse que as Farc não deixarão de lado os princípios e a experiência acumulada em mais de meio século como guerrilha, mas reiterou que a ideia é criar um "novo partido para um novo país".

O primeiro turno das eleições para a presidência da Colômbia está marcado para ocorrer em maio de 2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos