Topo

Polônia reconhece Guaidó como presidente interino da Venezuela, diz chanceler

04/02/2019 12h55

Varsóvia, 4 fev (EFE).- A Polônia reconheceu Juan Guaidó como o presidente interino da Venezuela, até que sejam convocadas novas eleições, afirmou nesta segunda-feira o ministro das Relações Exteriores do país europeu, Jacek Czaputowicz.

O chanceler lamentou que o presidente eleito, Nicolás Maduro, não tenha sido capaz de convocar um pleito verdadeiramente democrático, o que torna Guaidó no representante "legítimo do povo venezuelano" e o incumbido para organizar eleições "livres".

A declaração de Czaputowicz foi feita em Bruxelas, onde participou de uma reunião entre a União Europeia e a Liga Árabe.

Guaidó, presidente da Assembleia Nacional do país sul-americano, se proclamou presidente em 23 de janeiro, garantindo que irá lutar contra o que classificou de "usurpação" do cargo por parte de Maduro, posição que foi apoiada instantes depois pelo mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump.

Além da Polônia, Espanha, França, Reino Unido, Suécia e Alemanha reconheceram Guaidó como presidente hoje, depois do fim do prazo dado a Maduro pela União Europeia para convocar novas eleições presidenciais. EFE