Topo

Kim Jong-un é recebido com honras militares em chegada à Rússia

24.abr.2019 - O líder norte-coreano Kim Jong-un passa por guardas de honra durante uma cerimônia de boas-vindas na chegada à estação ferroviária no porto russo de Vladivostok, no extremo leste da Rússia - Kirill Kudryavtsev/AFP
24.abr.2019 - O líder norte-coreano Kim Jong-un passa por guardas de honra durante uma cerimônia de boas-vindas na chegada à estação ferroviária no porto russo de Vladivostok, no extremo leste da Rússia Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP

24/04/2019 07h54

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, chegou hoje a Vladivostok, onde foi recebido com honras militares, na véspera da primeira reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O trem blindado do marechal norte-coreano parou na estação ferroviária de Vladivostok às 18h (horário local, 5h de Brasília), onde foi recebido com um tapete vermelho pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Igor Morgulov, o embaixador da Rússia na Coreia do Norte, Aleksandr Matsegora, e o governador de Krai do Litoral, Oleg Kozhemyako

Ao sair da estação, uma orquestra militar tocou o hino norte-coreano e depois o hino russo, e, antes de entrar em uma limusine, Kim e as autoridades russas passaram em revista a guarda de honra.

A delegação norte-coreana partiu posteriormente para a próxima ilha de Russky, onde está localizado o campus da Universidade Federal do Distante Oriente e onde se reunirá amanhã com Putin.

Segundo disse Kozhemiako à rede de televisão russa "Rossiya", Kim irá provar borsch - tradicional sopa de beterraba e couve -, pelmenies (raviólis siberianos) e caviar.

O líder norte-coreano chegou a Vladivostok procedente de Khasan, onde fez uma parada por volta das 10h30 local (21h30, de terça-feira em Brasília) após atravessar a fronteira russo-norte-coreana.

24.abr.2019 - O líder norte-coreano Kim Jong Un desembarcando de seu trem blindado privado em uma estação na cidade fronteiriça russa de Khasan - Alexander Safronov/Press Service of Administration of Primorsky Krai/AFP - Alexander Safronov/Press Service of Administration of Primorsky Krai/AFP
24.abr.2019 - O líder norte-coreano Kim Jong Un desembarcando de seu trem blindado privado em uma estação na cidade fronteiriça russa de Khasan
Imagem: Alexander Safronov/Press Service of Administration of Primorsky Krai/AFP

Nesta cidade, recebeu um ramo de flores e lhe foi oferecido o tradicional pão com sal, segundo mostravam as imagens da "Rossiya", à qual Kim declarou que tinha chegado ao país "com um cálido sentimento".

"Espero que esta visita seja bem-sucedida e útil e espero que durante as conversas com o presidente Vladimir Putin possa abordar os temas vinculados à solução dos problemas na península coreana e o desenvolvimento das nossas relações", indicou.

Segundo o Kremlin, Kim e Putin se centrarão amanhã nos esforços para a desnuclearização da península coreana em um momento no qual o diálogo entre Pyongyang e os EUA passa por um momento difícil após o fracasso da cúpula de Hanói.

O líder norte-coreano disse, além disso, que escutou "muitas coisas boas" sobre a Rússia e quis visitá-la "durante muito tempo".

"Passaram sete anos desde que cheguei ao cargo no país, mas não tive a oportunidade de visitar a Rússia até agora", afirmou, segundo o escritório de imprensa da Administração da região russa de Primorie.

Kim Jong-un disse que seu pai, Kim Jong-il, amava a Rússia e que ele tinha a intenção de se manter fiel à tradição e fortalecer a cooperação bilateral.

"Com sorte, visitarei este país no futuro como parte das relações amistosas com seu presidente", afirmou.

Segundo os veículos de imprensa russos, o líder norte-coreano visitou, além disso, a Casa da Amizade Russo-Coreana, também conhecida como a "Casa de Kim Il-sung", seu avô, já que foi construída em 1986 por ocasião da vista do outrora líder norte-coreano à União Soviética.