Topo

Fritz William Michel é nomeado novo primeiro-ministro do Haiti

22/07/2019 20h27

Porto Príncipe, 22 jul (EFE).- O presidente do Haiti, Jovenel Moise, designou esta segunda-feira Fritz William Michel como novo primeiro-ministro, poucas horas depois da renúncia do antecessor, Jean-Michel Lapin.

"Para fazer frente às urgências atuais e após a renúncia do senhor Lapin, designei, em consulta com os presidentes do Senado e a Câmera dos Deputados, o cidadão Fritz William Michel como primeiro-ministro, à espera da ratificação de sua nomeação", anunciou Moise no Twitter.

Michel é um funcionário do alto escalão do Ministério de Economia e Finanças, nunca ocupou um cargo de ministro e, relativamente, é pouco conhecido na política haitiana.

Lapin renunciou nesta segunda-feira depois de não ter conseguido formar um governo nos mais de três meses em que ficou no cargo.

Depois da nova nomeação, Michel tornou-se o terceiro primeiro-ministro do Haiti neste ano e o quarto na gestão de Moise, que assumiu o posto em fevereiro de 2017.

Nos últimos meses houve grandes e violentos protestos em reação à crise econômica no país caribenho e à investigação do caso de corrupção envolvendo a Petrocaribe, que se refere ao desvio de recursos milionários procedentes de um programa de ajuda apadrinhado pela Venezuela.

Segundo um relatório do Tribunal de Contas revelado em parte pela imprensa do país, a companhia Agritrans, que pertence ao presidente haitiano, recebeu milhões de dólares para a execução de vários projetos dentro do programa Petrocaribe, mas não os fez.

Por causa destas investigações, a oposição exigiu a renúncia de Moise insistentemente e, em várias ocasiões, bloqueou a formação de um governo por parte de Lapin. EFE