Topo

Rússia diz duvidar que relações com Reino Unido melhorem com Boris Johnson

Boris Johnson discursa durante seu anúncio como novo líder do Partido Conservador - Toby Melville/Reuters
Boris Johnson discursa durante seu anúncio como novo líder do Partido Conservador Imagem: Toby Melville/Reuters

Em Moscou

24/07/2019 14h08

O governo russo não espera uma melhora nas relações com o Reino Unido após a chegada de Boris Johnson ao posto de primeiro-ministro britânico, segundo declarou hoje o diretor do Departamento de Cooperação Europeia do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Andrei Kelin.

"Não acredito que algo mude em um futuro próximo porque Boris Johnson pertence à equipe que prejudicou essas relações durante muito tempo", disse Kelin à agência "RIA Novosti".

A anexação da península ucraniana da Crimeia, em 2014, distanciou a Rússia de países ocidentais, e inclusive acarretou sanções dos Estados Unidos e da União Europeia (UE).

As relações entre Rússia e Reino Unido se agravaram a partir de março de 2018, com o envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e de sua filha Yulia com o agente químico Novichok na cidade inglesa de Salisbury.

Londres acusou Moscou de estar por trás do ataque, mas a Rússia sempre negou qualquer envolvimento. Ambos os países expulsaram seus respectivos diplomatas.

Boris Johnson, ministro das Relações Exteriores naquele momento, chegou a definir a Rússia como uma "força maligna e disruptiva".