Topo

Boris Johnson assume como primeiro-ministro do Reino Unido

Novo primeiro-ministro, Boris Johnson, faz seu primeiro discurso em frente ao número 10 da Downing Street - Hannah McKay/Reuters
Novo primeiro-ministro, Boris Johnson, faz seu primeiro discurso em frente ao número 10 da Downing Street Imagem: Hannah McKay/Reuters

Carolina Marins

Do UOL, em São Paulo

24/07/2019 11h44Atualizada em 24/07/2019 12h09

O britânico Boris Johnson tomou posse hoje como primeiro-ministro do Reino Unido, sucedendo Theresa May. Ela fez hoje seu último discurso antes de deixar o cargo formalmente perante a rainha Elizabeth 2º. Johnson recebeu a permissão real para assumir o cargo e formar seu governo.

O ex-prefeito de Londres foi eleito ontem o líder do Partido Conservador com uma ampla margem de seu rival Jeremy Hunt. Favorável ao Brexit, o novo premiê promete formalizar a saída do Reino Unido da União Europeia até 31 de outubro com ou sem acordo.

Durante encontro tradicional, a rainha perguntou se Johnson está apto para o governo, o que ele respondeu "sim" e então recebeu a permissão para formar o corpo técnico de seu governo. Ele deve anunciar em seguida os seus ministros.

Rainha Elizabeth 2ª recebe o novo primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson no Palácio de Buckingham  - Victoria Jones/Pool via Reuters - Victoria Jones/Pool via Reuters
Rainha Elizabeth 2ª recebe o novo primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson no Palácio de Buckingham
Imagem: Victoria Jones/Pool via Reuters

Logo após receber o convite real, o novo premiê deu seu primeiro discurso em frente ao número 10 da Downing Street, onde agradeceu à Theresa May por seu "profundo senso de serviço público" e prometeu fazer "um melhor acordo" para o Brexit.

"Acabei de ver Sua Majestade, a Rainha, que me convidou para formar um governo, e aceitei", disse. "No final, o Brexit foi uma decisão fundamental do povo britânico. Estou convencido de que podemos fazer um acordo", mas ressaltou que o Reino Unido se preparará para um Brexit sem acordo.

Ele também falou sobre segurança e outros temas: "Meu trabalho é tornar suas ruas mais seguras, e vamos começar com outros 20 mil novos policiais nas ruas". Acrescentou que haverá 20 novas atualizações hospitalares e que "vamos consertar a crise de assistência social de uma vez por todas".

Desde segunda-feira, ministros têm renunciado aos cargos, pois Johnson já despontava como favorito para vencer a eleição do partido. O primeiro foi o secretário júnior de Relações Exteriores, Alan Duncan, um crítico de Johnson. Em seguida, a ministra da Educação, Anne Milton, renunciou pouco antes do anúncio de Johnson como líder do partido.

Logo após a proclamação do resultado eleitoral, foi a vez dos ministros da Justiça, David Guake, e da Cooperação Internacional, Rory Stewart. Hoje, o ministro da Economia, Philip Hammound, anunciou sua renúncia à Theresa May. No Twitter, ele disse ter sido um "privilégio servir como ministro da Economia pelos últimos três anos".

Theresa May dá seu último discurso como primeira-ministra do Reino Unido - Tolga Akmen/AFP - Tolga Akmen/AFP
Theresa May dá seu último discurso como primeira-ministra do Reino Unido
Imagem: Tolga Akmen/AFP

May entrega o cargo

Theresa May renunciou oficialmente hoje perante a rainha Elizabeth 2ª. Em seu último discurso em frente ao número 10 da Downing Street, ela agradeceu à sua equipe e aos britânicos. "Minha última palavra é um sincero obrigada", disse. "Obrigada por colocarem sua fé em mim e me dar a chance de servi-los". Ela deixou um recado às meninas com aspirações políticas:

Espero que todas as jovens que viram uma mulher primeira-ministra agora saibam com certeza que não há limites para o que podem alcançar Theresa May

Em sua última aparição no Parlamento como premiê, May disse estar "satisfeita" com o que entrega a Johnson. Em determinado momento, ela e o líder a oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn trocaram farpas. Corbyn criticou as políticas de Theresa May e o Brexit. Ela, por outro lado, disse ter orgulho de tudo o que fez em seu governo.

Ministros do Partido Trabalhista questionaram se May irá perdoar Johnson por ter "sabotado seu governo para seus próprios meios", referindo-se ao fato de ele ter renunciado ao cargo de ministro de Relações Exteriores e repetidamente criticado a então premiê pela forma como conduzia o Brexit.

Ela desviou da resposta e disse: "Meu sucessor continuará a entregar as políticas que melhoraram a vida das pessoas de cima a baixo neste país".

Porém, Corbyn também elogiou o trabalho da premiê com o "dever público". "Hoje é o último dia no poder para a primeira-ministra e eu rendo tributo ao seu senso de dever público. O serviço público sempre deve ser reconhecido. Ser deputada, ministra e certamente primeira-ministra é uma honra que leva consigo uma enorme responsabilidade", disse.

Theresa May continuará com seu cargo de deputada na Câmara dos Comuns. "Me orgulho de continuar como membro do Parlamento", disse.