México declara alerta ambiental por fogos de artifício na noite de Natal
O governo do México declarou hoje contingência ambiental na região metropolitana da capital do país para reverter a piora na qualidade do ar provocada pelos fogos de artifício lançados durante a noite de Natal.
A Comissão Ambiental da Megalópole, que inclui a Cidade do México e os estados do México, Hidalgo, Morelos, Puebla, Tlaxcala e Querétaro, informou em comunicado que o índice da qualidade do ar chegou à categoria "muito ruim", o que motivou a decisão.
"Durante a noite do dia 24 e a madrugada do dia 25 de dezembro ocorreram emissões extraordinárias geradas principalmente pela queima de fogos de artifício e outros materiais, que aumentaram os níveis de poluição", explicou o órgão em comunicado.
Por esse motivo, a Comissão Ambiental recomendou que a população da região evite participar de atividades culturais ou de recreação ao ar livre nos próximos dias. Além disso, proibiu a queima de resíduos e algumas atividades da construção civil, sugerindo também uma redução do uso de carros.
O Sistema de Monitoramento Atmosférico do México informou que o nível de concentração do poluente PM2,5 deve subir nas próximas horas. O PM2,5 é composto por partículas em suspensão menores que 2,5 micrômetros, emitidas por diferentes fontes.
"A queima de fogos de artifício contamina o ar que respiramos. Podemos todos ajudar a melhorar a qualidade do ar", disse a Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do México no Twitter.
A situação foi agravada por um grande incêndio que destruiu o mercado popular de La Merced, no centro da capital mexicana. O fogo provocou a morte de duas pessoas e queimou 600 barracas instaladas no local.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.