Topo

Esse conteúdo é antigo

Israel aprova reabertura gradual de escolas

12.04.2020 - Coronavírus: Chacal procura comida em via de Tel Aviv, em Israel, após quarentena esvaziar ruas - Jack Guez/AFP
12.04.2020 - Coronavírus: Chacal procura comida em via de Tel Aviv, em Israel, após quarentena esvaziar ruas Imagem: Jack Guez/AFP

De Jerusalém

02/05/2020 01h14

O governo de Israel aprovou nesta sexta-feira um plano para reabrir as escolas a partir deste domingo, no qual quatro faixas etárias retomarão as aulas, enquanto o restante dos alunos voltará no dia 1º de junho, informou a imprensa local.

A medida, adotada com unanimidade pelo gabinete de ministros, determina que alunos de 6 a 9 anos e de 16 a 18 retornarão às aulas nesta semana. Nas escolas ultraortodoxas, o ensino será retomado para estudantes de 12 a 18 anos.

Os jardins de infância serão reabertos uma semana depois, e sempre com as regras de distanciamento social impostas pelo Ministério da Saúde para prevenir a propagação da covid-19.

O último passo do plano prevê a volta às aulas de estudantes de todas as idades a partir de 1º de junho, mas, momentaneamente, a presença não será obrigatória.

A decisão, inserida em uma rápida reversão das restrições em Israel, que já aprovou a reabertura da maioria dos comércios e flexibilizou a circulação pelas ruas, foi rapidamente rechaçada por várias prefeituras, que já avisaram que não reabrirão as escolas nesta semana.

"Este plano não garante o bem-estar e a saúde dos jovens", declarou Ron Huldai, prefeito de Tel Aviv, em comunicado no qual explica a decisão de não reabrir as escolas, gesto repetido pelas cidades de Ramat Gan, Bat Yam e Safed, entre outras.

Israel registra 16.004 casos confirmados de covid-19, dos quais mais da metade já se recuperou e 106 estão em estado grave. A pandemia já matou 223 pessoas no país, que nesta sexta-feira confirmou 58 novos diagnósticos positivos, o menor número de novos infectados em mais de um mês.