Kim Jong-un parabeniza Ortega por reeleição sem oposição na Nicarágua
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, parabenizou ontem o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, por ter sido reeleito para seu quinto mandato de cinco anos e quarto consecutivo nas eleições gerais do último domingo, que não foram reconhecidas pela maioria da comunidade internacional.
O governo nicaraguense divulgou uma carta de Kim Jong-un na qual ele oferece "calorosas felicitações em nome do governo e do povo da República Popular Democrática da Coreia".
"Aproveito esta oportunidade para expressar minha convicção de que as relações de amizade e cooperação entre nossos povos serão ainda mais intensificadas e desenvolvidas", acrescentou.
O neto e herdeiro de Kim Il-sung, o pai fundador da ideologia Juche, também desejou a Ortega "todo sucesso no cumprimento de suas altas responsabilidades para o desenvolvimento independente do país".
O presidente da Nicarágua, que completou 76 anos nesta quinta, foi reeleito com 75,87% dos votos. O pleito é questionado internacionalmente devido às detenções, desde junho, de sete candidatos presidenciais de oposição apontados como os principais adversários de Ortega.
O líder sandinista, que comandou uma junta governante de 1979 a 1984 e presidiu o país pela primeira vez de 1985 a 1990, acusou os líderes da oposição de tentar derrubá-lo com o apoio dos Estados Unidos, algo que o governo americano negou veememente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.