Putin promove coronel que atuou no norte de Kiev a comandante de divisão
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, promoveu o general Sergey Chubarikin a comandante da 76ª Divisão Aerotransportada de Assalto, que combateu durante a chamada "operação militar especial" no norte de Kiev, onde a Ucrânia acusa terem ocorridas inúmeras atrocidades contra a população civil.
De acordo com o que publicada nesta quarta-feira a imprensa oficial russa, o chefe de Estado destituiu o general Chubarikin e o substituiu pelo coronel Denis Shimov, que comandava até hoje a 11ª Brigada Aerotransportada, que tem sede na região de Buryatia, na Sibéria.
Shimov foi condecorado como Herói da Rússia durante a atual ofensiva contra o território ucraniano, pelo papel na tomada da região de Kherson, que faz divisa com a península anexada da Crimeia.
O coronel foi ferido na cabeça durante combate na margem do rio Dnieper, mas seguindo comandando a brigada, que conteve sete ataques ucranianos até a chegada de reforços, segundo apontaram as fontes russas.
A Ucrânia considera que regimentos da 76ª Divisão de Paraquedistas participaram de confrontos em Bush, Hostomel e Irpin, onde foram encontradas várias valas comuns e corpos de civis, alguns com mãos atadas às costas.
Dois dias atrás, Putin havia condecorado por heroísmo a 64ª Brigada Independente Motorizada, que é acusada de envolvimento com o massacre realizado em Bucha, cidade localizada na região de Kiev.
O Chefe de Estado afirma que as acusações sobre a execução de civis por russos na cidade é uma "farsa".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.