Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia tem 8 milhões de deslocados internos pela guerra, diz OIM

Refugiado da invasão russa durante uma nevasca - Reuters
Refugiado da invasão russa durante uma nevasca Imagem: Reuters

10/05/2022 15h21Atualizada em 10/05/2022 15h37

Genebra (Suíça), 10 maio (EFE).- A Organização Mundial para Migrações (OIM) divulgou nesta terça-feira, em apresentação sobre a guerra na Ucrânia, que oito milhões de pessoas foram obrigadas a se deslocar internamente no país por causa da invasão russa.

A quantidade representa um aumento de 24%, "na comparação com os primeiros números de deslocamento interno, publicados em 16 de março", de acordo com documento divulgado pela OIM, que fez uma nova avaliação em campo entre 17 de abril e o último dia 3.

A organização também comprovou, em uma série de questionários, que dois terços dos deslocados consideram que a melhor maneira de ajudá-los é através da assistência com dinheiro em espécie para comprar comida e remédios, contra 49% que optaria pelo suporte desta forma, no início da guerra.

A segunda necessidade mais importante para os entrevistados é abrigo, já que 27% dos deslocados internos disseram que as casas tinham sido destruídas ou danificadas, enquanto uma em cada dez pessoas pediu materiais e ferramentas para reparar os lares.

Os dados da OIM também indicam que 2,7 milhões de pessoas voltaram para suas casas na Ucrânia, sendo que quase todos voltaram de áreas dentro da mesma região ou de outras no país, o que indica que o número de refugiados que vieram de outras nações é pequeno.

Desde o início da guerra, a OIM ofereceu ajuda direta em alimentos, artigos de higiene, dinheiro e atendimento psicossocial a 320 mil pessoas.

Segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), o número de pessoas que deixaram a Ucrânia por causa da guerra é de 5,92 milhões, a grande maioria, partindo para países vizinhos.