Topo

Esse conteúdo é antigo

Pelosi chega à Coreia do Sul após polêmica com a China por visita a Taiwan

29.07.22 - Nancy Pelosi em coletiva de imprensa no Capitólio, em Washington D.C. - SAUL LOEB/AFP
29.07.22 - Nancy Pelosi em coletiva de imprensa no Capitólio, em Washington D.C. Imagem: SAUL LOEB/AFP

Da Efe

03/08/2022 18h44Atualizada em 03/08/2022 20h48

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, chegou nesta quarta-feira à Coreia do Sul como nova escala de sua viagem oficial à Ásia, após uma visita a Taiwan que provocou fortes críticas da China e represálias contra a ilha.

O avião da Força Aérea americana que transporta Pelosi nessa viagem pousou na Base Aérea de Osan (ao sul de Seul) às 21h26 (horário local; 9h26 de Brasília), procedente de Taipé, onde ela se encontrou com a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, horas antes.

Na Coreia do Sul, a política americana tem compromisso marcado com a presidente da Câmara do país asiático, Kim Jin-pyo, amanhã, antes de embarcar rumo ao Japão, a última parada de sua viagem.

Pelosi, que passou menos de 24 horas em uma visita oficial sem aviso prévio a Taiwan, prometeu que os Estados Unidos "não vão abandonar" a ilha, enquanto a China anunciou sanções contra o que considera ser sua província rebelde e ameaçou adotar mais retaliações.

A visita foi a primeira de um presidente da Câmara dos Representantes dos EUA a Taiwan desde 1997, quando o republicano Newt Gingrich esteve na ilha.

Taiwan, com o qual os EUA não têm relações oficiais, é uma das maiores fontes de conflito entre os governos americano e chinês, principalmente porque Washington é o principal fornecedor de armas da ilha e seria seu maior aliado militar no caso de uma guerra com o gigante asiático.

A China insiste em retomar a posse sobre a ilha, que tem sido governada autonomamente desde que o partido nacionalista Kuomintang (KMT), que estava no poder no território continental, lá se estabeleceu em 1949 depois de perder a guerra civil contra os comunistas.