Topo

Esse conteúdo é antigo

Considerado bilionário pela Forbes, Trump pede doações após buscas em sua mansão

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump - Brendan Smialowski/AFP
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump Imagem: Brendan Smialowski/AFP

09/08/2022 21h45

Miami, 9 ago (EFE).- O ex-presidente americano Donald Trump pediu nesta terça-feira doações individuais em seu site para enfrentar "a caça às bruxas" que alega sofrer, um dia após o FBI (polícia federal dos Estados Unidos) ter inspecionado Mar-a-Lago, mansão que o magnata possui em Palm Beach, no sudeste da Flórida, onde esta agência buscava documentos oficiais.

Em carta enviada aos assinantes da sua plataforma digital, Trump expõe o que, na sua opinião, é uma "perseguição política e caça às bruxas" e pede o apoio para continuar a luta pelo "Grande Povo Americano".

O ex-presidente dos EUA pede aos apoiadores que, "por favor, se apressem" para fazer uma doação "imediatamente" para apoiá-lo publicamente "contra esta caça às bruxas sem fim".

"Agora, ao verem os meus candidatos respaldados terem grandes vitórias e verem o meu domínio em todas as pesquisas, estão tentando impedir o Partido Republicano e eu mais uma vez", diz o magnata na carta, que repete muito do que disse na sua primeira declaração de segunda-feira, observando que "estes são tempos sombrios para a nação".

Um dia depois de agentes do FBI terem começado a procurar documentos oficiais na mansão de Trump na Flórida, de acordo com o jornal "The New York Times", um tribunal autorizou nesta terça-feira o acesso de um comitê da Câmara dos Representantes EUA às declarações de imposto de renda do ex-presidente.

A decisão do Departamento de Justiça ocorre um ano após a Suprema Corte dos EUA ter ordenado que Trump entregasse as suas declarações fiscais a um procurador que investigava as suas finanças em Nova York.

Sobre a versão do "The New York Times" dos documentos procurados pelo FBI em Mar-a-Lago, estes incluiriam, entre outros, material confidencial que Trump teria levado da Casa Branca em vez de tê-lo entregue ao arquivo histórico, como exigido por lei.