Biden não foi avisado sobre operação do FBI em mansão de Trump, diz porta-voz
Washington, 9 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não havia sido avisado sobre a operação realizada na segunda-feira passada pelo FBI (polícia federal americana) para inspecionar a mansão do ex-mandatário Donald Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, episódio que ficou sabendo através da imprensa, de acordo com a Casa Branca.
Em entrevista coletiva diária, a porta-voz do presidente, Karine Jean-Pierre, evitou dar detalhes "sobre uma investigação em curso" e, questionada sobre as acusações de perseguição política feitas pelos republicanos, respondeu que Biden "respeita o estado de direito".
"O presidente não foi informado, ele não tinha conhecimento. Ninguém na Casa Branca foi avisado", disse a secretário de imprensa do governo.
A porta-voz disse que se tratava de uma investigação independente e não comentou os motivos para operação na mansão, que alguns jornais relacionaram a documentos oficiais que Trump supostamente levou da Casa Branca.
"O presidente, na Casa Branca, soube da busca do FBI a partir de informações públicas, tal como todos os americanos, e não foi avisado. O presidente Biden foi muito claro durante o seu mandato que o Departamento de Justiça conduz as suas investigações de forma independente", insistiu.
Agentes do FBI revistaram a mansão de Mar-a-Lago em Palm Beach, no sudeste da Flórida, na segunda-feira, à procura de documentos, o que o Partido Republicano e o próprio Trump consideraram perseguição política.
Biden criticou nesta terça-feira aqueles que "procuram o poder" em meio aos que apostaram na união, durante um discurso na Casa Branca em que evitou fazer referência direta ao ex-presidente."Todos ouvimos todo o barulho lá fora, mas sabemos que há aqueles que estão mais concentrados na busca do poder", alfinetou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.