Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 02/01, para você; ouça

Giovanna Montemurro

Do UOL, em São Paulo

Troca de comando nas cidades

Domingo foi dia dos novos prefeitos assumirem os cargos. Os discursos durante as tomadas de posse pelas cidades do Brasil tiveram algo em comum: críticas à crise econômica e promessas de cortes.

Os eleitos assumem em um cenário de contenção de gastos. Os novos mandatários sinalizaram que vão continuar com o ciclo de aperto fiscal.

Leia mais

 

Novos prefeitos

Ao assumir a Prefeitura de São Paulo ontem, João Doria Junior (PSDB) disse que administrará a cidade para todos os paulistanos. Ele também disse que tratará os pobres como prioridade da gestão.

Já no Rio, antes mesmo de tomar posse, o novo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), assinou 78 decretos sinalizando os rumos da nova gestão da prefeitura. O bispo licenciado na Igreja Universal cortou pela metade o número de secretarias municipais

Leia mais

 

Após prisão, a prefeitura

Menos de 48 horas depois de sair da prisão, Rogério Lins (PTN) tomou posse ontem como prefeito de Osasco, na Grande SP. Ele chamou de injustiça as acusações de que ele fez parte de um esquema de contratação de fantasmas quando era vereador.

Ele disse em discurso que "a verdade virá à tona".

Leia mais

 

Tragédia no Réveillon

Um homem matou a ex-mulher, o filho de 8 anos e outras dez pessoas durante uma festa de virada do ano em Campinas, no interior de São Paulo. O atirador, Sidnei Ramis de Araújo, de 46 anos, se matou após o ato.

Segundo a Polícia Militar, pouco antes da meia-noite do dia 31, ele pulou o muro da casa onde as pessoas estavam e abriu fogo com uma pistola 9 mm. Em seguida, atirou contra a própria cabeça. Sidnei escreveu cartas revelando planos de matar a família. Os textos, um direcionado ao filho e o outro a uma namorada, foram enviados para amigos antes do crime.

Leia mais

 

Pegou mal, ou não?

Autor do projeto que aumentou os salários dos vereadores de São Paulo de R$ 15 mil para quase R$ 19 mil, o novo presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (DEM), disse que a medida "não pegou mal" diante da população.

Ele disse que vai abrir mão do reajuste "para dar o exemplo", segundo ele, mas ressaltou que a Procuradoria Jurídica da Casa vai recorrer da decisão da Justiça que suspendeu o aumento por meio de liminar.

Leia mais

 

Vai aproveitar?

As grandes redes varejistas anunciaram liquidações para esta semana a fim de tentar acabar com os estoques de final de ano. As vendas de Natal foram fracas e, nos shoppings, a queda no faturamento foi de 9%.

Para tentar conquistar compradores, são prometidos descontos de até 70% e parcelamentos em prazos que chegam a dois anos.

Leia mais

 

Já pensando nas folgas

O primeiro feriado do ano não foi tão animador para a maioria dos brasileiros, já que caiu em pleno domingo, mas 2017 promete ser melhor neste quesito. Ao todo, serão dez feriados ou pontos facultativos nacionais prolongados.

Julho e agosto serão os únicos meses do ano que não vão dar descanso extra para os trabalhadores.

Leia mais

 

Tiro, porrada e bomba... no cinema

E a franquia Os Mercenários, encabeçada por Sylvester Stallone, vai ter mais um filme. Com três longas de sucesso, um quarto vem por aí para finalizar a série. Segundo o ator, o filme deve começar filmagens na primavera americana, que acontece entre março e junho.

Stallone, Arnold Schwarzenegger e Jason Statham são os únicos integrantes do vasto elenco confirmados por enquanto.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos