Topo

Sob a mira dos ataques

Erika Hilton, Benny Briolly, Marielle Franco e Talíria Petrone - Divulgação
Erika Hilton, Benny Briolly, Marielle Franco e Talíria Petrone Imagem: Divulgação

10/12/2021 07h00

Esta é a versão online para a edição desta terça-feira (11/12) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Violência política de gênero é caracterizada por comportamentos ofensivos, perseguições e agressões cometidos contra parlamentares por serem do sexo feminino. Lançada recentemente pelo Instituto Marielle Franco, em Brasília (DF), a pesquisa "Violência Política de Gênero e Raça no Brasil" acompanhou experiências de vereadoras e deputadas negras e/ou da população LGBTQIA+ e concluiu que a violência política é mais grave contra elas.

"Não apenas pela sua cor, identidade de gênero ou sexualidade, mas pelas pautas que defendem, pelo que já faziam antes de estar na política. Elas são triplamente vulnerabilizadas ao chegarem na política"
Anielle Franco, diretora-executiva do Instituto Marielle Franco

***

SOB A MIRA NA FAVELA... O caso do sumiço das três crianças negras em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, repercutiu com novidades da polícia, que interceptou áudios de suspeitos citando os meninos e concluiu que eles morreram após tortura por traficantes. Nesta quinta (9), uma operação tentou cumprir 56 mandados de prisão contra possíveis envolvidos, cinco deles suspeitos de triplo homicídio e ocultação de cadáver.

SOB A MIRA DO ESTADO... O supervisor de carga sobre rodas Alberto Meyrelles de Santa Anna Júnior, 39, foi solto após ficar 20 dias preso, tendo como única prova contra ele o reconhecimento fotográfico de uma foto 3x4 de sua CNH, que havia sido roubada.

SOB A MIRA NA SAÚDE.... Em 2020, de cada dez casos de Aids diagnosticados no país, seis atingiram pessoas negras. Há 10 anos, a doença tinha outro perfil.

***

FALANDO EM SAÚDE... Campeã do 'BBB 20', a médica e passista da Escola de Samba Mocidade Alegre, Thelma Assis, trabalhou na linha de frente do combate à covid-19. Ao UOL a Thelminha revelou quais são suas expectativas para 2022 e a realização do Carnaval.

"Eu estava com grandes expectativas para 2022 em relação ao Carnaval. Sou sambista, amo o samba. Mas vou continuar respeitando o que a ciência diz e espero que possamos comemorar em segurança"
Thelminha, médica e ex-BBB

***

FALANDO EM FESTA... No alto de um carro dos bombeiros, um grupo de pessoas com perucas, roupas coloridas e os rostos pintados de preto joga balas e outras guloseimas para os turistas em Holambra (SP). A performance remonta a figura dos "Pedros Negros", ajudantes de São Nicolau, precursor do Papai Noel. Embora contestada por movimentos negros, o "blackface" foi mantido.

FALANDO EM FESTA [2]... Como definiu a escritora e filósofa Djamila Ribeiro, o "blackface" serve tanto como estereótipo racista quanto como forma de exclusão. No primeiro caso ridiculariza; no segundo, nega papéis a artistas negros.

FALANDO EM FESTA [3]... Do lado B, os looks de Iza, Jojo Todynho e Thelminha no Prêmio Multishow estão sensacionais. Vale conferir!

***

NA HISTÓRIA... Conhecido como "Oscar do esporte brasileiro", o Prêmio Brasil Olímpico, iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil, premiou Rebeca Andrade e Isaquias Queiroz como os atletas da temporada.

NAS QUADRAS... No primeiro episódio da nova temporada de "E Aí, Beleza?", que faz parte do UOL no Verão, a jogadora de vôlei Fernanda Garay conversou sobre carreira, pausa para viver a maternidade e como os esportes são porta para ascensão social de mulheres e pessoas negras.

NO MUNDO... Simone Biles foi eleita pela revista TIME como atleta do ano em 2021. A ginasta foi reconhecida pela coragem de ter aberto o diálogo sobre sua saúde mental e priorizado o próprio bem-estar mesmo durante as Olimpíadas de Tóquio.

***

DANDO A LETRA

marilea - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

"Enquanto André Mendonça justificava sua concepção de democracia, o que não impediu o Senado de confirmá-lo para assumir uma cadeira de ministro no STF, a Coalizão Negra por Direitos estava em Recife. Por lá, construía estratégias para o legado do associativismo negro reverberar nas propostas políticas para 2022"
Mariléa de Almeida, da Rede de historiadores e historiadoras negras

Em "A democracia do novo ministro do STF existe para quem?", a historiadora Mariléa de Almeida discute à luiz da sabatina no Senado do novo ministro do STF qual é o significado de democracia para as populações negras ao longo da história.

***

PEGA A VISÃO

aline - Arquivo Pessoal/Aline Barbosa - Arquivo Pessoal/Aline Barbosa
Aline Barbosa, pedagoga de 31 anos, e os cinco filhos. Após não conseguir se recolocar como professora do ensino infantil, ela virou influenciadora digital e trata de questões relacionadas a maternidade
Imagem: Arquivo Pessoal/Aline Barbosa

"Eu me cobrava muito, e com a terapia entendi que não precisava dar conta de tudo - deixar algo para depois não é um problema. A psicóloga me disse que não era errado eu ter um tempo para mim; eu não seria menos mãe por isso"
Aline Barbosa, de 32 anos, mãe solo de quatro crianças

Assim como muitas outras mães, Aline se sentiu sobrecarregada pelas tarefas domésticas, pelo trabalho e pelos cuidados com os filhos durante a pandemia de Covid-19, o que a levou ao esgotamento mental e a receber um diagnóstico de burnout, distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema e pelo acúmulo de funções no trabalho.

***

SELO PLURAL

conversa - Divulgação  - Divulgação
Conversa de portão - podcast
Imagem: Divulgação

O novo episódio de Conversa de Portão aborda a importância do movimento de mulheres negras para a consolidação de políticas públicas em saúde. Semayat Oliveira conversa com Maria Inês Barbosa, doutora em Saúde Pública, e Fabiana Pinto, ativista, sanitarista e articuladora do Mulheres Negras Decidem.

***

#TBT

erika - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Erika Hilton se tornou a vereadora mais bem votada do país, pela cidade de São Paulo
Imagem: Arquivo Pessoal

A violência política foi tema da reportagem especial Pioneirismo e Violência de Ecoa. Nela, vereadoras trans descreveram seus 6 meses iniciais de atuação como as primeiras parlamentares trans de suas cidades. Entre elas, as vereadoras trans e negras Benny Briolly (PSOL/RJ), a mulher mais votada de Niterói (RJ); Lins Roballo (PT/RS), única mulher e negra eleita para a Câmara Municipal de São Borja; e Erika Hilton (PSOL/SP), mulher mais bem votada em São Paulo e hoje presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara Municipal da capital paulista.