Topo

Madrinha Eunice é homenageada com estátua em São Paulo

Escultura de Deolinda Madre, conhecida como Madrinha Eunice, no bairro da Liberdade - Rovena Rosa/Agência Brasil
Escultura de Deolinda Madre, conhecida como Madrinha Eunice, no bairro da Liberdade Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Do Núcleo de Diversidade

08/04/2022 10h00

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (08/04) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Dançando, com saia rodada, turbante, colares e pulseiras. É assim que está retratada a sambista Madrinha Eunice em uma escultura de bronze de aproximadamente 1,70 m de altura e 60 cm de largura, na Praça da Liberdade, no centro de São Paulo. A escultura homenageia a sambista e ativista do movimento negro, Deolinda Madre, que ficou conhecida como Madrinha Eunice por batizar dezenas de crianças. Ela foi fundadora da Sociedade Recreativa Beneficente Esportiva da Escola de Samba Lavapés Pirata Negro, a mais antiga da capital paulista ainda em atividade, e é considerada um símbolo do carnaval paulistano.

***

INVESTIGAÇÃO... A Delegacia de Homicídios da Capital e a Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciaram uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados a seis policiais militares próximos ao ex-policial Ronnie Lessa. Ele é acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018.

***

COTAS RACIAIS... A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de São Paulo aprovou a PL 71, do vereador Fernando Holiday (Novo), que solicita a criação de apenas cotas sociais para concursos públicos na cidade, retirando as cotas raciais previstas em leis do município. A votação foi apertada e, agora, o projeto passa para votação no Plenário da Casa.

***

PENETRA... A jovem lutadora de UFC, Maria Oliveira, foi um dos destaques do último fim de semana. O motivo? Ela conseguiu entrar de penetra na tão badalada e secreta festa de aniversário de Anitta, em Las Vegas. Vale lembrar que celulares e fotos estavam proibidos e mesmo assim ela foi filmada. Em seu Instagram, Maria deu detalhes de como conseguiu entrar na festa.

***

DANDO A LETRA

Chico Alves - UOL - UOL
Chico Alves no UOL News
Imagem: UOL

Todo torturador é um covarde. Aproveita-se da circunstância em que um adversário está subjugado, sem condições de defesa, para dar vazão a truculência, sadismo e perversão. Nem mesmo em guerras essa infâmia é permitida.
Chico Alves, colunista UOL

Em Notícias, Chico Alves analisa as falas do deputado federal, Eduardo Bolsonaro sobre as torturas sofridas pela jornalista Miriam Leitão e constata que o torturador e seus apoiadores se igualam na covardia. O colunista também pontua que o deputado afunda na infâmia ao voltar a falar de Miriam Leitão.

Em Ecoa, Eduardo Carvalho defende que o rapper Emicida é a cura dos nossos tempos.

Em VivaBem, Larissa Cassiano explica como funciona a cirurgia robótica para endometriose e suas vantagens.

Já em Universa, Cris Guterres analisa que o sucesso do 'Mendigo Pegador' é um retrato da maneira como a sociedade trata as mulheres.

E em Tilt, Akin Abaz conta que criou uma empresa para se sentir representado na área de tecnologia.

***

PEGA A VISÃO

Ivan Santana Dório - Ricardo Borges/UOL - Ricardo Borges/UOL
O neurocirurgião Ivan Santana Dório em sua sala no Hospital Miguel Couto, no Rio
Imagem: Ricardo Borges/UOL

Se te mandarem para o inferno, pega o ônibus e vem para cá [hospital]. Ainda assim, é disso que vou sentir falta, dessa adrenalina diária, do inesperado do plantão.
Ivan Santana Dório, neurocirurgião

O 1º neurocirurgião negro do Rio de Janeiro, Ivan Santana Dório, 74, acaba de se aposentar. Ele trabalhou por 28 anos no Hospital Miguel Couto e tornou-se referência na área médica no país. Entre as cirurgias que realizou, a mais conhecida é a que retirou uma barra de ferro de dois metros de comprimento da cabeça de um pedreiro, em 2012. Com a saída do doutor Ivan, não há mais neurocirurgião negro no Miguel Couto.

***

SELO PLURAL

PAPO PRETO - Arte/UOL - Arte/UOL
Podcast Papo Preto 2022
Imagem: Arte/UOL

No episódio #73 de Papo Preto, Yago Rodrigues recebe a roteirista Gautier Lee, que fala da importância de abrir espaço e construir redes de apoio e reconhecimento para as pessoas pretas atuarem no cinema, nas novelas e demais canais de entretenimento com conforto e dignidade.