Topo

Dobra registro de pistolas na Polícia Federal

Protesto pró-armas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress
Protesto pró-armas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL

26/07/2022 06h27Atualizada em 26/07/2022 06h27

Esta é a versão online para a edição desta terça-feira (26/7) da newsletter Pra Começar o Dia, o seu resumo com as principais notícias do dia. Para receber esta e outras newsletters diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

Durante o governo Bolsonaro, mais que dobrou o total anual de novos registros de pistolas na Polícia Federal - responsável pela liberação de armas para a população comum. Foi de 40 mil em 2018 para 108 mil em 2021. O número do primeiro semestre de 2022 (mais de 46 mil) já superou o de 2018 inteiro. E desde 2019 é permitida para qualquer pessoa a compra de armas antes restritas a forças de segurança, como as de calibre 9 mm e 0.40, mais letais.

******************
CORRIDA ELEITORAL

Em duas pesquisas divulgadas ontem, Lula tem 44% das intenções de voto no primeiro turno. Para Bolsonaro, há ligeira diferença: 31% no levantamento da FSB e 35% no feito pelo Ipespe.
..........................
No segundo turno, Lula 54% X 36% na pesquisa FSB; Lula 53% X 36% Bolsonaro, na do Ipespe.
..........................
Líderes do centrão endossam críticas de Bolsonaro a ministros de TSE e STF - só fazem ressalvas ao tom usado pelo presidente.
..........................
Saiu a perícia sobre a morte do petista Marcelo Arruda. Foram disparados 13 tiros. No carro do bolsonarista que o matou, nenhum sinal de pedrada.
..........................
A pré-campanha de Lula acrescentou um jingle em ritmo de forró à versão 2022 do Lula Lá. Bolsonaro vai de sertanejo, e as músicas escolhidas por Simone Tebet falam da força da mulher.

******************
CPI DA COVID

Engavetador-geral em ação: a PGR pediu ao STF o arquivamento de cinco apurações envolvendo Bolsonaro. Para Leonardo Sakamoto, a PGR encontrou desculpas para mortes indesculpáveis na pandemia.

******************
COTAS PELO MUNDO

A Lei de Cotas brasileira não é a primeira nem está sozinha. Na Índia, desde 1949 a Constituição determina a adoção de ações afirmativas voltadas aos "intocáveis". Nos EUA, há bolsas para negros em Harvard.

******************
CERCADINHO

Bolsonaro disse que em seu governo as mulheres conseguiram "quase tudo" que queriam.
..........................
Para bancar auxílios, o governo pediu a estatais a antecipação do pagamento de dividendos. O Banco do Brasil já disse que não pode.
..........................
MUNDO DO CRIME

"Barrigueiros" tentam driblar scanners e cães farejadores para levar drogas para prisões.

******************
NA NEWSLETTER DA THAÍS OYAMA

A análise da evolução do voto das mulheres em Lula ao longo dos anos, graças a políticas sociais, e a tentativa de Bolsonaro de conquistar esse eleitorado, são o destaque da semana. Quer receber às segundas-feiras a newsletter? Inscreva-se.

******************
NA NEWSLETTER OLHAR OLÍMPICO

Demétrio Vecchioli conta que tudo jogava contra Letícia Oro Melo, surpreendente medalha de ouro no salto em distância no Mundial de Atletismo. Ela vinha de lesão, estava sem o técnico, treinava em pista ruinzinha, mas saltou por cima de tudo... Quer um olhar sobre as modalidades olímpicas toda segunda em seu email? Cadastre-se.

******************

PELO MUNDO

papa - Reuters - Reuters
Papa Francisco discursa em reunião com as comunidades indígenas das Primeiras Nações, Métis e Inuit em Maskwacis, Alberta, Canadá
Imagem: Reuters

Em visita ao Canadá, o papa Francisco pediu perdão pelo sofrimento provocado pela Igreja Católica aos povos indígenas em diversas regiões do país até meados dos anos 1970. "Eu humildemente peço perdão pelo mal que muitos cristãos cometeram contra os povos indígenas".
..........................
Um evento do grupo conservador norte-americano Turning Point, com a participação do ex-presidente Donald Trump, teve direito a uma parada nazista na porta.
..........................
Empresas japonesas estão desenvolvendo um móvel que chamam de "caixa de soneca", para permitir momentos de descanso durante longas jornadas de trabalho.

******************

MUNDO DA BOLA

Gabriel - Divulgação/Arsenal - Divulgação/Arsenal
Gabriel Jesus marcou na vitória do Arsenal por 2 a 0 sobre o Everton, em amistoso de pré-temporada
Imagem: Divulgação/Arsenal

Na Copa América feminina, a Colômbia venceu por 1 a 0 a Argentina e conseguiu a primeira vaga para a final do torneio.
..........................
Pelo Brasileirão, o Coritiba venceu por 1 a 0 o Cuiabá.
..........................
Os resultados da rodada.
..........................
Até quando os times podem inscrever atletas na Libertadores e em outros torneios?
..........................
Com quatro gols em quatro jogos, Gabriel Jesus se transformou em sensação da pré-temporada na Europa.

******************
MUNDIAL DE ATLETISMO

Demétrio Vecchioli analisa o desempenho do Brasil no Mundial de Atletismo. Foi uma das melhores campanhas do país na competição, mas continua a haver um problema: grande número de atletas nas últimas posições.

******************
VIVABEM

Lavar o nariz com soro todos os dias faz bem? Qual o jeito certo?

******************
EFEITO DA PANDEMIA

O tema do podcast Sexoterapia é a dificuldade de retomada da vida sexual. "Estou há mais de dois anos sem transar e não sei nem por onde recomeçar", conta uma entrevistada.

******************
ÁGUA NA BOCA

Antes bebidos só em festas, os espumantes invadem o dia a dia e passam a ser apreciados de várias formas.

******************
SUSTENTABILIDADE

O projeto de uma vila operária, feito por uma alemã, um irlandês e um australiano nos anos 1980 para ser implantada no interior de São Paulo, não saiu do papel, mas ainda inspira.

******************
RESPIRO

Um adolescente atravessou o Atlântico sozinho em um barco. E diz que foi fácil.
..........................
Lidia Zuin
conta que a inteligência artificial criou um perfume sob medida para ela, a partir de imagens. Será que acertou?

******************

MUNDO ANIMAL

morsa - Tor Erik Schrder/AFP - Tor Erik Schrder/AFP
Freya tomando sol em um barco em Frognerkilen
Imagem: Tor Erik Schrder/AFP

Depois de passar por Reino Unido, Holanda, Dinamarca e Suécia, uma morsa de cerca de 600 kg, batizada de Freya, está causando na Noruega. Para tirar suas sonecas (de até 20 horas por dia), o bicho sobe em barcos, que não suportam tanto peso.
..........................
Nos EUA, um peixe-vela de cerca de 45 kg saltou no barco que o tinha fisgado e feriu uma mulher de 73 anos de idade.

******************
TELINHA

Em entrevista a Splash, Gloria Perez conta que cedeu fotos brutais de Daniella morta para a série documental sobre o crime. "Dói ver", diz, mas as imagens ajudam a mostrar que a morte "não foi uma coisa casual".