Topo

Cotas, legado feminino, eleições e Copa: os destaques de Nós Negros em 2022

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/12/2022 12h08

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (27). Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu email, nas próximas semanas? Cadastre-se aqui.

****

Nós Negros é uma newsletter sobre a população negra. Em pouco mais de um ano de existência, tratamos sobre o seu protagonismo na cultura, a pluralidade de pensamentos e o incessante combate ao racismo.

Trouxemos dados, análises e, principalmente, histórias especiais produzidas pelo UOL e seus colunistas para refletir sobre a questão racial no Brasil e no mundo. Nesta última edição de 2022, selecionamos alguns destaques do ano. Confira!

Pelas mãos delas... Conhecemos mais sobre o protagonismo e legado de mulheres negras como a sambista e ativista Madrinha Eunice; além de Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no país; Tereza de Benguela, líder quilombola que virou ícone do 'Julho das Pretas'; e o pioneirismo de Laudelina de Campos Melo, a dona Nina, na luta das trabalhadoras domésticas, e de Beatriz Nascimento ao ampliar o olhar sobre a história negra brasileira para além da escravidão.

Cotas raciais... No marco dos 10 anos da lei, o UOL trouxe uma série de histórias, dados e análises sobre a ação afirmativa. Entre elas, o Caso Ari, episódio de racismo que está na origem das cotas no Brasil. Especialistas ouvidos também elencaram 9 argumentos em defesa da lei. Veja aqui! Ah, e você sabia que as universidades federais deixaram de ofertar mais de 70 mil vagas para negros entre 2013 e 2019?

A cor... Às vésperas das eleições, um levantamento do Datafolha mostrou que aumentou a percepção dos brasileiros de que há racismo no país: 83,4% em 2022 ante 70% em 2017. Vale rever: 5 vezes em que mães defenderam seus filhos do racismo.

Ano de eleição... As assembleias ficam longe de representar negros nos estados, e houve alta tímida na Câmara dos Deputados com 26% de negros. Na disputa pela Presidência, relembre o que os candidatos propuseram para a população negra. 'Racismo é uma doença', disse Lula após vitória. O que ele fez por negros? Também vale a pena rever a "vaia da galera do busão".

Ano de Copa do Mundo... De Pelé a Mbappé, tivemos a exaltação do legado negro dentro e fora do campo, o tradicional cabelo descolorido dos jogadores da seleção; discussões sobre como o racismo impacta no fato da seleção nunca ter tido um técnico negro, além da celebração da consciência negra na Copa do Mundo: 'Preto, brasileiro e sonhador'.

***

Registro... Conhecido pelo conteúdo de história e política que divulga em seu canal do YouTube, com 312 mil inscritos, Thiago Torres, conhecido como Chavoso da USP, foi surpreendido ao saber que sua foto está no álbum de suspeitos de uma investigação da polícia de São Paulo sobre sequestro. "É racismo", disse.

Cargo... Professor de educação e militante do movimentos negro e de hip hop há mais de 25 anos, Cláudio Aparecido da Silva, 46, foi escolhido para ser o próximo ouvidor das polícias em São Paulo.

***

DANDO A LETRA

Nas mais diversas situações da vida cotidiana, quantas despedidas eram necessárias para a eliminação de mal-entendidos, de desavenças familiares, de ofensas proferidas em momentos de muita raiva, mas que nunca representaram o real afeto existente entre duas pessoas?"
Alexandre da Silva, colunista do UOL

Alexandre da Silva, colunista de VivaBem - Divulgação - Divulgação
Alexandre da Silva, colunista de VivaBem
Imagem: Divulgação

Em VivaBem, Alexandre da Silva fala sobre como o período de final de ano é, para muitas pessoas, uma oportunidade para pensar sobre despedida e Larissa Cassiano diz o que ela acha sobre agendar cesárea para fugir das festas de fim de ano.

Uma civilização que se mostra incapaz de resolver os problemas que seu funcionamento provoca é uma civilização decadente. Uma civilização que opta por fechar os olhos para seus problemas mais cruciais é uma civilização doente. Uma civilização que se esquiva diante de seus princípios é uma civilização moribunda."
Aimé Césaire, em "Discurso sobre o Colonialismo" (1955)

Em Presença Histórica, Carlos da Silva Jr. discorre sobre por que a França não vê jogador negro como cidadão.

***

PEGA A VISÃO

Acho que ainda vou inventar algo para colocar a mão na massa, porque amo. Tenho um talentinho, sei fazer as coisas."
Fábio Marxx, ator e designer

Fábio e seu amigo Nicolas em ação. - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Fábio e seu amigo Nicolas em ação.
Imagem: Arquivo pessoal

Há dois anos o designer Fábio Marxx criou a personagem Sheyla Christina, que se tornou a arquiteta mais megera e esnobe do Instagram, com mais de 1 milhão de seguidores. Para Nossa, ele contou sobre os perrengues que já passou com reformas em casa e mais sobre a sua criação. "Vejo muito de mim na Sheyla e vejo muito dela em mim. Ela pra mim é essa crítica, mas é ao mesmo tempo um agente transformador", conta.

***

SELO PLURAL

A newsletter Nós Negros volta no dia 6 de janeiro. Até lá, você pode conferir relatos, reportagens e podcasts do Plural, projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original.