Governo Lula corta 934 mil benefícios do Bolsa Família por irregularidades

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (09). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Registro duplo e fraudulento. O governo federal está fazendo uma limpa nas irregularidades do cadastro do Bolsa Família, escreve Amanda Rossi. Em sete meses, até julho, um grupo grande de 934 mil beneficiários que diziam viver sozinhos foi cortado por suspeita de fraude. Esse perfil explodiu de forma artificial durante o Auxílio Brasil do governo Bolsonaro: pulou de 15% para 27% das famílias atendidas, sem que houvesse correspondência nos números do Censo sobre famílias de uma só pessoa.

Segundo as averiguações que resultaram em bloqueios, muitas pessoas cujas famílias já eram atendidas fizeram um novo cadastro, informando de má fé que viviam sozinhas a fim de ganhar outro benefício. As auditorias estão sendo realizadas desde o final de 2022. Uma das maiores altas neste grupo fraudulento se deu em julho de 2022, três meses antes das eleições, quando foi aprovada a PEC que ampliou o valor mínimo para R$ 600. O Ministério do Desenvolvimento Social informa que novos cortes no Bolsa Família unipessoal devem ocorrer em agosto.

Perto do fim, da destruição sem volta. "Os países amazônicos reconhecem o risco real do ponto de ruptura da Amazônia. É a primeira vez que esse reconhecimento acontece de forma coletiva e os governos precisam agir". A afirmação é do engenheiro florestal Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas. No programa Análise da Notícia, ele deu detalhes sobre alguns locais críticos de desmatamento, entre eles o sudeste do Pará. Leia mais na coluna de José Roberto Toledo.

A Declaração de Belém foi assinada na terça (8), durante a Cúpula da Amazônia, por autoridades do Brasil e de mais sete países. Trata-se de compromisso de cooperação internacional para combater o desmatamento da floresta. A meta do Brasil é zerar a devastação ilegal do bioma até 2030. Serão criados sete novos organismos internacionais focados em temas como povos indígenas e mudanças climáticas. Veja aqui os principais pontos e também a íntegra do documento.

Réu por massacre em creche vai a júri popular. O juiz da comarca de Pinhalzinho (SC), Caio Lemgruber Taborda, preside os trabalhos do Tribunal do Júri que a partir desta quarta (9) vão reviver uma tragédia de dois anos atrás, quando Fabiano Kipper Mai invadiu uma creche e matou três bebes e duas professoras. O Ministério Público acusa o rapaz, que na época tinha 18 anos, de cinco homicídios triplamente qualificados e 14 tentativas de homicídio. Ele usou uma adaga contra vítimas indefesas na cidade de Saudades.

O júri popular pode durar dois ou três dias. Nesta quarta devem ser ouvidas seis vítimas, oito testemunhas de acusação e quatro testemunhas de defesa. Para a Promotoria, o réu planejou as mortes e tinha discernimento sobre o que estava fazendo. Em abril deste ano, quatro crianças foram mortas em creche de Blumenau em ataque semelhante, com machadinha.

Praias do Brasil estão encolhendo. Cercada por falésias gigantes, de areias multicoloridas, a praia de Morro Branco, no Ceará, está ameaçada de encolhimento. Por motivos que incluem mudanças climáticas e efeitos da erosão, natural ou provocada pela ação humana, esse cartão-postal da cidade de Beberibe pode perder cerca de 225 metros de extensão nas próximas décadas. Distante 52 km de Aquiraz, onde fica o Beach Park, Morro Branco recebe muitos turistas para passar o dia.

Continua após a publicidade

Na América do Sul, cinco das praias mais ameaçadas por problemas semelhantes são brasileiras. Além de Morro Branco, a lista tem as pernambucanas Carneiros, Porto de Galinhas e Muro Alto, e Ponta Negra, em Natal (RN), que podem perder faixas de areia entre 166 metros e 132 metros. Leia em Nossa sobre a pesquisa e veja fotos das 20 praias em risco da América, Ásia, Europa e África.

Médico torturado agia para estelionatários. Teve um fim horrível o médico Gabriel Paschoal Rossi, de 29 anos, encontrado morto em Dourados (MS) com as mãos e os pés amarrados. Segundo o delegado Erasmo Cubas, Rossi pode ter agonizado por 48 horas, depois de ter sido enforcado com fios e asfixiado com meia na garganta. "Os suspeitos deixaram ele lá, achando que estava morto", disse o delegado.

Os quatro suspeitos de matar o médico foram detidos em Pará de Minas (MG), em ação conjunta das polícias civis dos estados e Polícia Rodoviária Federal. As investigações concluíram que Rossi prestava serviços para uma quadrilha de estelionatários, e tentou cobrar uma dívida de R$ 500 mil. Não recebeu e teve a sua execução encomendada por uma integrante da quadrilha, de quem era amigo. O delegado apurou que Rossi entrou no esquema criminoso ainda na faculdade, fazendo saques fraudulentos de cartões bancários e benefícios de pessoas mortas. Ele nasceu em Santa Cruz do Sul (RS) e cursou Medicina na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tinha três empregos.

Seis anos de brigas e sucesso. A morte da atriz Aracy Balabanian na segunda (7) reacendeu o carinho do público da TV pelo programa Sai de Baixo, que era gravado no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, e representava um grande desafio para produção e atores. Era TV com teatro, aberto a cenas improvisadas e interação com a plateia.

Projeto de Luís Gustavo e Daniel Filho, o humorístico tinha no elenco original, além de Aracy Balabanian, nomes como Marisa Orth, Miguel Falabella, Tom Cavalcante e Claudia Gimenez. Reportagem de Splash revela os motivos do cancelamento da atração, que foi ao ar pela última vez em 31 de março de 2002. Os fãs protestaram. Leia aqui.

Copa que segue amanhã. A Colômbia venceu a Jamaica, a França goleou o Marrocos, e agora está completa a chave das quartas de final da Copa do Mundo Feminina. Os jogos recomeçam na quinta (10) à noite: tem Espanha x Holanda às 22h, e algumas horas depois o Japão enfrenta a Suécia, às 4h30 de sexta (12).

Continua após a publicidade

Veja a chave completa com as oito seleções. Na TV aberta, a Globo vai exibir um jogão no sábado, Austrália x França, a partir das 4h.

Deixe seu comentário

Só para assinantes