Nós Negros: Novo prato do chef João Diamante traz mistura de Brasil e Benin

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (20). Quer receber o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu e-mail nas próximas semanas? Cadastre-se aqui.

***

Um peixe defumado servido com purê de inhame, molho de tomate apimentado, quiabo tostado e salada de banana da terra. Intitulada de "Origem", a nova receita do chef João Diamante traz as cores, texturas e aromas da mistura do Brasil com o Benin.

A inspiração para o novo prato é resultado da sua primeira experiência no continente africano. Essa aventura aconteceu no Benin, na Costa da Mina, região predominante no resultado do teste genético feito por João no início desse ano.

Foi o melhor processo criativo que já fiz. Você só consegue evoluir se você sabe de onde você saiu João Diamante

A jornada do chef começou na cidade de Cotonou, no mercado Dantokpa, a maior feira ao ar livre da África Ocidental, onde é possível encontrar desde alimentos tradicionais como o camarão, o quiabo e ervas até itens usados em cultos religiosos como caveiras de animais. O mercado existe há mais de 60 anos e tem cerca de 40 mil vendedores.

No local também é possível encontrar o acarajé, lá chamado de akará. Assim como no Brasil, o bolinho de feijão é tradição em cerimônias religiosas.

No Benin, João também conhece a feijoada "brasileira-africana" que é feita por pessoas conhecidas como "agudás", descendentes de ex-escravizados ou traficantes de escravos que saíram do Brasil e retornaram ao Benin no século 18.

Toda a experiência do chef é narrada na série de quatro episódios "Origens - Um chef brasileiro no Benin", produzido por MOV, produtora de vídeos do UOL, em parceria com ECOA, a plataforma por um mundo melhor do UOL, e o Núcleo de Diversidade.

Continua após a publicidade

A quinta temporada de Origens também vai contar com conteúdos especiais de três personalidades: a psicóloga e ex-BBB Sarah Aline, a atriz e cantora Karin Hils e a professora Vera Eunice, filha da escritora Carolina Maria de Jesus.

***

PEGA A VISÃO

João Diamante
João Diamante Imagem: Reprodução

A nossa história mostra que você ser cozinheiro ou trabalhar em algum setor que você precisa servir alguém é uma depreciação do seu trabalho. As pessoas de modo geral no Brasil não entendem o ato de servir alguém como uma forma de prazer, como uma forma de amar. A minha missão era fazer alguma coisa muito boa e servir bem, e isso deu muito certo João Diamante

Homem negro e "cria da favela do Rio de Janeiro", como ele mesmo se descreve, João Augusto Santos Batista nasceu na Bahia, mas cresceu no Complexo do Andaraí, na zona norte do Rio de Janeiro. A região foi o destino da mãe, Elildes Santos, que migrou com ele e a irmã mais velha em busca de oportunidade de trabalho.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes