PEC das drogas serve mais para confrontar STF que para fazer leis avançarem

Esta é a versão online da newsletter Olhar Apurado. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso a newsletters, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

Existe certo consenso de que a lei antidrogas aprovada pelo Congresso em 2006 tem uma falha: não descreve a quantidade de entorpecentes apreendida que diferencia um traficante de um usuário. Ou seja, fica a critério do policial enquadrar o portador como o primeiro ou o segundo -que, pela lei, só pode ser sujeito a penas alternativas.

O STF, chamado a corrigir a lacuna, já tem maioria para definir essa quantidade e parece que confirmará que usuário não pode ir para a tranca. Isso se o julgamento chegar ao fim.

Porque, no meio do caminho, entraram os nobres senadores, atualmente em cruzada contra supostas interferências do Supremo no Legislativo. A CCJ da casa aprovou hoje uma PEC que não só não define a quantidade limite como também manda para a cadeia tanto traficantes quanto usuários. Quem você acha que vai engrossar as fileiras do RH penitenciário do tráfico, o boyzinho de classe média ou, para variar, o preto, pobre e morador de periferia? Nessa linha, foram Josias de Souza, aqui, Reinaldo Azevedo, aqui, e Leonardo Sakamoto, aqui.

Outros olhares

Alicia Klein: Corinthians cobiçado e devedor: nada derruba um time grande? Leia mais

Juca Kfouri: Espanha domina as quartas da Champions. Leia mais

Continua após a publicidade

Walter Casagrande Jr.: Atlético de Madri precisa ser eliminado das competições por respeito a Vini. Leia mais

Chico Barney: Proteção a Camarotes é a maior fraqueza do BBB 24. Leia mais

Lucas Pasin: Yasmin 'engoliu' Fersoza e Ed Gama com firmeza no bate-papo com eliminado. Leia mais

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes