Privilégios ou benefícios? Vídeo da Marinha agita debate do ajuste fiscal
Esta é a newsletter Olhar Apurado. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
********
Em meio ao debate e à disputa pública em torno dos cortes do ajuste fiscal, a Marinha publicou um vídeo em que ironiza quem considera "privilégios" os benefícios trabalhistas recebidos por seus integrantes.
Interpretado como uma indireta ao governo federal e à sua equipe econômica por terem incluído as Forças Armadas nos cortes propostos, o vídeo foi alvo de críticas e virou memes.
Para Josias de Souza, o vídeo —publicado sob pretexto do Dia do Marinheiro, que será comemorado daqui 11 dias— erra a mão.
Segundo ele, a crítica "escamoteada" ao governo é absurda, uma vez que os cortes impostos ao Brasil civil afetam do salário mínimo aos programas de socorro assistencial. Para Josias, trata-se de um inusitado comercial com ofensa aos patrocinadores -no caso, os pagadores de impostos.
Leonardo Sakamoto observa que o tom da peça dá a entender que só a Marinha trabalha e que o resto do Brasil se diverte na praia -absurdo facilmente desmentido pela realidade.
Sakamoto afirma que o episódio é uma boa oportunidade para ajudar a repensar o papel institucional das Forças Armadas. E também um bom momento para "promover mudanças legislativas para garantir que militares fardados fiquem na caserna, deixando a política para civis, e não discutir anistia a golpistas".
Já Raquel Landim informa que o vídeo teve aval da alta cúpula da Marinha, incluindo o comandante Marcos Sampaio Olsen. Segundo a colunista, a peça já vinha sendo planejada, em comemoração ao Dia do Marinheiro, mas foi ajustada para reagir à inclusão dos militares no pacote de ajuste fiscal do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Josias de Souza: Marinha cria comercial com ofensa aos patrocinadores
Leonardo Sakamoto: Marinha sugere que só ela trabalha e resto do Brasil é bando de come-dorme
Raquel Landim: Vídeo da Marinha teve aval da cúpula e é recado de militares à sociedade
Reinaldo Azevedo: Vídeo da Marinha contra civis é rancoroso, perigoso e inaceitável
#hashtag: Homenagem da Marinha sai pela culatra ao opor 'civis curtindo a vida' a 'sacrifício de militares'
Outros olhares
Graciliano Rocha: Para agentes do mercado, Haddad perdeu batalha para ala política em anúncio do ajuste fiscal. Leia mais
Jamil Chade: De olho em Trump, Milei ameaça Mercosul e tenta minar influência do Brasil. Leia mais
Milly Lacombe: Foi bonita a festa, pá, mas teve misoginia sim senhor. Leia mais
Tony Marlon: Ninguém vence sozinho: por que o Dia de Doar importa? Leia mais
Mariana Sgarioni: Floresta não serve só para mercado de carbono, diz especialista. Leia mais
Fernando Guerreiro: Corrida em trilhas: saiba por que você deveria experimentar esse esporte. Leia mais
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.