Apagão no Nordeste afetou cerca de 16 milhões de pessoas, diz agência

Rodrigo Viga Gaier, Anna Flávia Rochas e Leonardo Goy

Um blecaute atingiu o Nordeste nesta quarta-feira (28), provocando corte de 8 mil megawatts (MW) de carga de energia na região, na primeira queda de eletricidade de grandes proporções no Brasil em 2013.

Você Manda

Sua cidade foi afetada pelo apagão? Você foi prejudicado de alguma maneira e fez um registro? Envie fotos para vocemanda@uol.com.br

Duas fontes do governo disseram à Reuters que o blecaute teria provocado o corte de 8 mil MW de carga, atingindo potencialmente 16 milhões de pessoas --já que cada 1 mil MW atende a cerca de 2 milhões de pessoas.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que o apagão teve início às 15h03. A interrupção do fornecimento de eletricidade afetou áreas em todos os Estados do Nordeste: Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará, Paraíba, Sergipe e Maranhão, segundo concessionárias que atuam nesses locais consultadas pela Reuters.

O ONS disse, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não é possível precisar quais localidades foram atingidas, o tamanho do blecaute, nem a causa da interrupção no fornecimento de energia.

"A orientação do governo é restabelecer a energia o quanto antes e investigar as causas (do blecaute)", segundo a assessoria do Ministério de Minas e Energia.

O ONS está trabalhando para retomar o fornecimento de energia nas áreas atingidas, e em algumas localidades a carga já foi restabelecida, segundo concessionárias de distribuição.
A Chesf, geradora e transmissora de energia do grupo Eletrobras ELET6.SA, disse que a carga de energia de todo Nordeste foi atingida pelo evento que levou à falta de energia em áreas da região. A sede da empresa, em Recife, chegou a sofrer o blecaute.

Fontes do setor afirmaram à Reuters na semana passada que os reservatórios das hidrelétricas brasileiras estão, em geral, em níveis que não geram preocupações. Mas elas alertaram que o Nordeste necessitava atenção, já que os níveis das represas estão baixos e existe limitação para exportar energia para a região.

Histórico

A mitigação dos riscos na oferta de energia ganha ainda mais importância com a exposição externa que o Brasil terá ao sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

No ano passado, pelo menos seis apagões de energia de maior porte ocorreram no Brasil, todos eles no segundo semestre e a maioria por ocorrências na área de transmissão. Quase todos afetaram a região Nordeste.

As sucessivas quedas de energia em 2012 levantaram dúvidas sobre a segurança do sistema elétrico brasileiro, área em que a presidente Dilma Rousseff deu início à trajetória que a levaria ao Palácio do Planalto.

Autoridades do governo têm afirmado repetidamente que o sistema elétrico brasileiro é seguro.

Relembre o apagão que atingiu o Nordeste em outubro de 2012
Veja Álbum de fotos

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos