Presidente do Irã chama Holocausto de crime "repreensível" contra judeus
O presidente iraniano, Hassan Rowhani, disse nesta terça-feira (24) que os nazistas cometeram um crime "repreensível" contra o povo judeu, quando questionado em uma entrevista na televisão se ele reconhecia o Holocausto.
"Eu não sou um historiador e quando se trata de falar das dimensões do Holocausto são os historiadores que devem refletir", disse Rowhani à emissora norte-americana CNN durante uma visita a Nova York, onde discursou mais cedo à Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
"Mas, em geral, posso dizer-lhe que qualquer crime que acontece na história contra a humanidade, incluindo o crime que os nazistas criaram contra os judeus, é repreensível e condenável", disse ele, de acordo com a tradução da CNN de seus comentários.
Autoridades israelenses haviam criticado Rouhani, um clérigo moderado que tem promovido uma abertura diplomática com o Ocidente, por não renunciar à retórica de seu antecessor linha-dura Mahmoud Ahmadinejad, que manifestou dúvidas sobre a existência do Holocausto.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- Irã diz que Reino Unido enfrentará consequências por apreensão de seu navio-petroleiro
- Negociações com sanções 'não fazem sentido', diz presidente iraniano
- Europeus trabalham para salvar acordo nuclear e negócios com Irã após saída de Trump
- Para Trump, alvo não são as armas nucleares, e sim o governo do Irã