Dilma diz que eleição de Bachelet vai aprofundar laços do Chile com Brasil
16 Dez (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff parabenizou nesta segunda-feira a presidente eleita do Chile, Michelle Bachelet, pela vitória na eleição de domingo, e afirmou que a mudança no governo chileno vai ampliar as relações entre os dois países.
Depois de divulgar mensagem pelo Twitter, Dilma ligou para Bachelet, no início da tarde, e confirmou que comparecerá à posse da presidente eleita, marcada para o dia 12 de março. Na conversa, a cumprimentou pelo "ótimo desempenho nas eleições presidenciais chilenas".
A socialista Bachelet derrotou a candidata governista Evelyn Matthei, de direita, com 62 por cento dos votos no segundo turno da eleição presidencial --o maior percentual obtido por qualquer candidato desde a volta da democracia, em 1990.
"Saúdo a sra. Michelle Bachelet pela sua eleição para presidenta do Chile", disse Dilma em mensagem no Twitter, em que chamou a líder chilena de "amiga e parceira do Brasil".
"Estou certa que o meu governo e o de Michelle Bachelet irão aprofundar ainda mais as relações entre nossos países. Brasil e Chile têm muito a cooperar e a construir juntos. Temos uma compreensão clara do papel da integração da América do Sul", acrescentou Dilma.
Bachelet, que governou o Chile pela primeira vez entre 2006 e 2010, foi eleita com a promessa de realizar grandes reformas tributárias e educacionais para atenuar as divisões sociais no Chile.
(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)