Topo

Venezuela: duas pessoas morrem em protestos na fronteira com Brasil

María Ramírez

Santa Elena de Uairén (Venezuela)

23/02/2019 17h22

Duas pessoas morreram no sábado (23) em protestos em Santa Elena de Uairén, a cidade venezuelana na fronteira com o Brasil, segundo um relatório do hospital da cidade.

Desde a manhã de sábado, grupos de pessoas aguardavam a chegada de dois caminhões carregados de remédios e alimentos do Brasil, mas unidades da Guarda Nacional impediram a passagem dos veículos. O fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela foi ordenado pelo presidente Nicolás Maduro já na quinta-feira (21).

Ontem, outras duas pessoas morreram e outras ficaram feridas durante confrontos com forças de segurança venezuelanas na fronteira com o Brasil. Militares abriram fogo contra um grupo de civis que tentava ajudar a manter a fronteira da Venezuela com o Brasil aberta. Segundo opositores, os mortos são da comunidade indígena Kumaracapay. A Venezuela, porém, nega que as forças do governo tenham entrada em confronto com indígenas.

Houve confrontos com as forças de segurança e detonações altas foram ouvidas na cidade. No hospital, um médico leu um relatório descrevendo as duas fatalidades e pelo menos uma dúzia de feridos.