Topo

Esse conteúdo é antigo

Joe Biden abre 9 pontos de vantagem para Trump, mostra Reuters/Ipsos

O presidente dos EUA, Donald Trump, e seu adversário na corrida de 2020 pela Casa Branca, Joe Biden - Saul Loeb e Ronda Churchill/AFP
O presidente dos EUA, Donald Trump, e seu adversário na corrida de 2020 pela Casa Branca, Joe Biden Imagem: Saul Loeb e Ronda Churchill/AFP

Chris Kahn

Da Reuters, em Nova York

16/09/2020 16h16

O candidato presidencial democrata norte-americano, Joe Biden, tem uma vantagem de 9 pontos percentuais sobre o presidente republicano, Donald Trump, entre os eleitores prováveis, segundo pesquisa nacional Reuters/Ipsos, que mostrou que a mensagem de "lei e ordem" de Trump não está atingindo seu público-alvo de eleitores dos subúrbios.

A pesquisa de opinião, realizada entre 9 e 15 de setembro e divulgada hoje, revelou que 50% dos eleitores prováveis disseram que votarão em Biden e que 41% escolherão Trump. Outros 3% disseram que apoiarão o candidato de um terceiro partido e o restante ainda está indeciso.

A enquete também mostrou que a maioria dos eleitores dos Estados Unidos estão determinados em sua escolha para presidente. Nove de cada 10 eleitores prováveis de Biden e 8 de cada 10 eleitores prováveis de Trump estão "completamente certos" a respeito de seu candidato. Só um de 10 eleitores prováveis de Biden e menos de 2 de cada 10 eleitores prováveis de Trump pareceram vacilar em suas preferências.

A pesquisa sugere que Biden tem uma vantagem inicial para vencer no voto popular na eleição de 3 de novembro, mas 9% dos eleitores prováveis estão indecisos ou ainda não apoiaram nenhum dos candidatos dos grandes partidos — e sua decisão nas próximas semanas pode determinar quem vence.

Conquistar o voto popular nacional não necessariamente significa vencer a eleição, que é decidida pelo sistema Estado a Estado do Colégio Eleitoral. Trump venceu no Colégio Eleitoral em 2016, apesar de ter perdido a votação popular.

Trump passou os últimos meses tentando redirecionar sua campanha para os protestos antiracismo que se espalharam por todo o país após a morte de afro-norte-americanos, incluindo George Floyd, em confrontos com a polícia.

O presidente norte-americano tem procurado se posicionar como um protetor do "Sonho do estilo de vida suburbano", dizendo que os norte-americanos dos subúrbios querem proteção e segurança mais do que qualquer outra coisa.

A pesquisa Reuters/Ipsos, no entanto, mostrou que apenas 11% dos brancos suburbanos disseram que o fator mais importante para impulsionar seu voto é o interesse percebido de um candidato em ser "duro com o crime" e os distúrbios civis.

Em vez disso, os brancos dos subúrbios, como todos os norte-americanos, têm sido, em grande parte, motivados por preocupações com o coronavírus, que matou mais de 195.000 pessoas até agora nos Estados Unidos, mais do que qualquer outro país do mundo.

Quando questionados sobre o fator mais importante para impulsionar seu voto, 27% dos brancos suburbanos disseram procurar um candidato com um plano robusto para lidar com o vírus, enquanto 25% disseram que queriam alguém que restaurasse a confiança no governo dos EUA. Outros 19% disseram buscar um presidente forte na economia e no emprego.

A pesquisa Reuters/Ipsos foi realizada pela internet em inglês em todo o país com 1.358 norte-americanos adultos, incluindo 859 eleitores prováveis. Ela tem um intervalo de credibilidade, uma medida de precisão, de cerca de 4 pontos percentuais.