Topo

Esse conteúdo é antigo

Bielorrússia: Milhares protestam em posse de presidente no poder há 26 anos

Manifestações ocorrem após eleição de Alexander Lukashenko na Bielorrússia  - Tut.by/AFP
Manifestações ocorrem após eleição de Alexander Lukashenko na Bielorrússia Imagem: Tut.by/AFP

Andrei Makhovsky

23/09/2020 20h01

MINSK (Reuters) - Forças de segurança bielorrussas detiveram manifestantes e dispararam jatos de água para dispersar manifestantes, que foram aos milhares às ruas da capital Minsk para protestar contra a apressada posse do veterano presidente Alexander Lukashenko nesta quarta-feira.

Ignorando as exigências pelo fim de seu governo, que já dura 26 anos, Lukashenko foi empossado para cumprir um sexto mandato após uma eleição considerada fraudulenta pela oposição e por governos de vários países.

A cerimônia normalmente seria anunciada e divulgada como uma importante ocasião de Estado, mas foi conduzida sem avisos após Lukashenko reivindicar uma vitória por esmagadora maioria na eleição do último dia 9 de agosto.

A oposição na ex-república soviética, que promove mais de seis semanas de protestos populares pedindo a renúncia do presidente, denunciou a posse como ilegítima.

"Sua posse secreta é uma tentativa de tomar o poder", diz Sviatlana Tsikhanouskaya, principal adversária de Lukashenko que deixou o país exilada após as eleições.

Estados Unidos e União Europeia estão elaborando sanções contra autoridades envolvidas no processo eleitoral e na repressão aos manifestantes conduzida pelas forças de segurança.