PUBLICIDADE
Topo

Eleições Americanas

Trump e Biden vão ao Meio-Oeste dos EUA em reta final da campanha

O democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump, adversários nas eleições de 2020 nos EUA - Jim Watson e Brendan Smialowski/AFP
O democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump, adversários nas eleições de 2020 nos EUA Imagem: Jim Watson e Brendan Smialowski/AFP

30/10/2020 09h45

(Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu desafiante democrata, Joe Biden, excursionarão por estados-chave do Meio-Oeste em que a pandemia de coronavírus voltou a explodir às vésperas do final de semana que antecede o dia da eleição presidencial norte-americana.

Trump deve fazer campanha hoje em Michigan, Wisconsin e Minnesota, enquanto Biden planejou paradas em Wisconsin e Minnesota, além do Iowa.

Michigan e Wisconsin são dois de três estados industriais tradicionalmente democratas, assim como a Pensilvânia, que escolheram o republicano Trump por uma margem pequena em 2016, o que lhe rendeu uma vitória inesperada.

Minnesota, que não vota em um candidato presidencial republicano desde 1972, é um dos poucos estados democratas que Trump está tentando conquistar neste ano.

Trump aparece atrás de Biden em pesquisas de opinião nacionais há meses, particularmente por causa da desaprovação generalizada à maneira como ele lida com o coronavírus, mas pesquisas mostram que nos estados mais competitivos a disputa está mais acirrada.

A pandemia, assim como um nível de entusiasmo extraordinário, leva os norte-americanos a votarem antecipadamente em uma quantidade inédita. Mais de 80 milhões de pessoas já votaram pessoalmente ou pelo correio, bem mais da metade do número total de toda a eleição de 2016, de acordo com o Projeto Eleições da Universidade da Flórida.

"Donald Trump hasteou a bandeira branca, abandonou nossas famílias e se rendeu a este vírus", disse Biden em Tampa, na Flórida, na quinta-feira.

(Por Joseph Ax em Princeton, Nova Jersey; reportagem adicional de Jeff Mason e Ernest Scheyder em Tampa, Flórida)

Eleições Americanas