Topo

Esse conteúdo é antigo

Conselheiros de Biden descartam lockdown nacional contra o coronavírus

Joe Biden e Kamala Harris, eleitos presidente e vice pelo Partido Democrata nos EUA - Drew Angerer/Getty Images/AFP
Joe Biden e Kamala Harris, eleitos presidente e vice pelo Partido Democrata nos EUA Imagem: Drew Angerer/Getty Images/AFP

Doina Chiacu

13/11/2020 14h23

O chefe da comissão de aconselhamento de combate ao coronavírus do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta sexta-feira que não existem planos de impor um lockdown de âmbito nacional, e afirmou que a abordagem do novo governo para enfrentar a covid-19 será direcionada a áreas específicas.

O médico Vivek Murthy, escolhido para comandar a comissão, disse que os médicos aprenderam muito sobre como o vírus se dissemina e que medidas para diminuir os riscos são eficientes.

"Não estamos em uma situação na qual estamos dizendo 'fechem o país inteiro'. Temos que ser mais específicos", disse Murthy em entrevista ao programa "Good Morning America", da rede ABC.

Na quarta-feia, outro membro da equipe de conselheiros de Biden sobre a pandemia, Michael Osterholm, deu a entender em uma entrevista concedida ao Yahoo Finance que o país poderia cobrir as perdas de empresas e governos locais em um lockdown de quatro a seis semanas para conter os números da pandemia.

Osterholm esclareceu em uma entrevista à ABC na quinta-feira que não debateu um lockdown com ninguém da comissão de aconselhamento, e que não acha que existe um consenso nacional para isso. "Ninguém irá apoiar", afirmou.

Nem Murthy nem Celine Gounder, outra conselheira de Biden que falou à CNN nesta sexta-feira, endossaram a ideia de um lockdown nacional.

Murthy citou a cidade de Nova York como exemplo de local onde as autoridades de saúde estão visando intervenções em locais específicos contra a covid.