Depois de Trump, democratas querem limitar poderes do presidente dos EUA
Por Patricia Zengerle
WASHINGTON (Reuters) - Parlamentares democratas da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos apresentaram um projeto de lei, nesta terça-feira, com o objetivo de diminuir os poderes da Presidência, depois do que membros do partido viram como abusos da Casa Branca durante o governo do ex-presidente Donald Trump, um republicano.
A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o deputado Adam Schiff disseram que a "Lei Protegendo nossa Democracia" restauraria o equilíbrio de poder entre o Executivo e o Legislativo, que está descrito na Constituição dos EUA.
Entre outros pontos, a legislação estabeleceria novos limites ao uso de indultos presidenciais em casos que envolvem desacato ou obstrução do Congresso, proibiria autoindultos do presidente e fortaleceria medidas para evitar interferência eleitoral estrangeira.
O projeto de lei também aumentaria a proteção de delatores, salvaguardaria a independência dos inspetores-gerais e fortaleceria a supervisão parlamentar do uso de declarações de emergência.
Durante seu governo, Trump demitiu vários inspetores-gerais, que são encarregados de combater a corrupção em agências federais. Ele também declarou diversas emergências nacionais, inclusive na fronteira com o México para forçar a transferência de fundos militares para construir um muro no local e outra para as relações com o Irã para driblar a revisão parlamentar de vendas militares para a Arábia Saudita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.