Topo

Esse conteúdo é antigo

Putin aprova resposta russa ao Ocidente sobre garantias de segurança

Putin tem minimizado possibilidade de ataque à Ucrânia - Alexey Nikolsky/Sputnik/AFP
Putin tem minimizado possibilidade de ataque à Ucrânia Imagem: Alexey Nikolsky/Sputnik/AFP

Vladimir Soldatkin

Reuters, Moscou

14/02/2022 11h15Atualizada em 15/02/2022 17h34

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aprovou, em princípio, as respostas do Ministério das Relações Exteriores russo ao Ocidente sobre as garantias de segurança que Moscou está buscando, disse a agência de notícias RIA citando o Kremlin nesta segunda-feira.

A agência disse que os diplomatas russos estavam finalizando o texto das respostas.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, sugeriu mais cedo nesta segunda a Putin que Moscou continuasse no caminho diplomático em seus esforços para extrair garantias de segurança do Ocidente, à medida que as tensões sobre a Ucrânia aumentavam.

A Ucrânia reafirmou uma posição que contraria profundamente o Kremlin, na sequência de uma declaração atribuída ao embaixador ucraniano em Londres, Vadim Pristaiko, à BBC. Segundo a emissora britânica, Pristaiko teria afirmado que seu país estava disposto a se mostrar "flexível" em relação ao projeto de ingressar na aliança militar ocidental ante a pressão militar russa.

Bolsonaro embarca hoje para a Rússia

O presidente Jair Bolsonaro (PL) embarca hoje para a Rússia. Ele deve ter encontros com Putin, empresários e lideranças locais. Ele chegou a ser aconselhado a adiar a viagem ou cancelá-la, mas não seguiu os alertas de auxiliares.

Segundo um porta-voz russo, Putin debaterá com Bolsonaro 'temas atuais'. "Além de relações bilaterais [...], será também uma boa ocasião para uma troca de opiniões sobre temas atuais que estão na ordem global do dia", afirmou.