Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Citando massacre de civis, Papa condena 'ações abomináveis' na Ucrânia

Papa Francisco em frente a presépio, no Vaticano - Grzegorz Galazka/Archivio Grzegorz Galazka/Mondadori Portfolio via Getty Images
Papa Francisco em frente a presépio, no Vaticano Imagem: Grzegorz Galazka/Archivio Grzegorz Galazka/Mondadori Portfolio via Getty Images

Da Reuters

12/04/2022 16h01Atualizada em 12/04/2022 16h24

O papa Francisco disse na terça-feira que a guerra na Ucrânia está marcada pelas "forças do mal", pois está deixando em seu rastro abominações, como o massacre de civis.

Francisco fez seus comentários a participantes em uma peregrinação inter-religiosa de solidariedade com o povo ucraniano em Chernivtsi, na região oeste da Ucrânia, organizada pelo Instituto Elijah de Israel.

"O presente momento nos deixa altamente perturbados, porque é marcado pelas forças do mal", disse em mensagem lida em seu nome.

"O sofrimento infligido a tantas pessoas frágeis e sem defesa; os muitos civis massacrados e as vítimas inocentes entre os jovens; a condição de desespero das mulheres e crianças... Tudo isso perturba nossas consciências", disse.

O presidente russo, Vladimir Putin, membro da Igreja Russa Ortodoxa, descreve as ações de Moscou como uma "operação militar especial" na Ucrânia, com o objetivo não de ocupar território, mas de desmilitarizar e "desnazificar" o país.

Francisco rejeitou a terminologia, chamando o que está acontecendo de guerra.

O Kremlin diz que as alegações de que as forças russas cometem crimes de guerra ao executarem civis na Ucrânia são uma "farsa monstruosa" com o objetivo de difamar o Exército russo.

Guerra da Rússia com a Ucrânia entra no 48º dia; veja imagens