Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Presidente da Ucrânia acusa Rússia de usar bombas de fósforo e táticas terroristas

Natalia Zinets

13/04/2022 08h52

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que a Rússia está usando bombas de fósforo na Ucrânia e acusou Moscou de utilizar táticas terroristas contra civis.

Dirigindo-se ao Parlamento estoniano, Zelensky afirmou: "O Exército russo está usando todos os tipos de artilharia, todos os tipos de mísseis, bombas aéreas, em particular bombas de fósforo, contra distritos residenciais e infraestrutura civil".

"Isso é um claro terror contra a população civil", acrescentou.

Ele não forneceu evidências e a Reuters não conseguiu verificar de forma independente suas alegações.

A Rússia nega atacar civis desde que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e disse que as alegações ucranianas e ocidentais de crimes de guerra são fabricadas.

A Ucrânia disse que está checando informações não verificadas de que a Rússia pode ter usado armas químicas durante cerco à cidade portuária de Mariupol, no sul da Ucrânia. Mas os separatistas apoiados pela Rússia que tentam tomar o controle total da cidade negaram o uso de armas químicas e Moscou no passado rotulou as conversas dos EUA sobre uso de armas químicas pelas forças russas como uma tática para desviar a atenção de questões embaraçosas para Washington.

Não houve reação imediata de Moscou aos comentários de Zelensky.

Zelensky também afirmou, sem apresentar provas, que a Rússia está deportando ucranianos à força, e pediu que as sanções econômicas à Rússia continuem, dizendo que elas são a única maneira de forçar a Rússia a concordar com os termos de uma negociação de paz.