Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA advertem Putin sobre 'consequências catastróficas' caso use armas nucleares na Ucrânia

Presidente da Rússia, Vladimir Putin - Sputnik/Gavriil Grigorov/via REUTERS
Presidente da Rússia, Vladimir Putin Imagem: Sputnik/Gavriil Grigorov/via REUTERS

Richard Cowan e Hannah Lang

25/09/2022 12h53

Os Estados Unidos responderão decisivamente a qualquer uso russo de armas nucleares contra a Ucrânia e explicaram a Moscou as "consequências catastróficas" que enfrentarão, disse hoje o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan.

Os comentários são o mais recente alerta americano após a ameaça nuclear velada feita por Vladimir Putin na quarta-feira (21), quando o presidente russo também anunciou a primeira mobilização militar de seu país desde a Segunda Guerra Mundial.

"Se a Rússia cruzar essa linha, haverá consequências catastróficas para eles. Os Estados Unidos responderão decisivamente", disse Sullivan à emissora NBC.

Sullivan não descreveu a natureza da resposta planejada, mas disse que os Estados Unidos esclareceram para Moscou "com mais detalhes exatamente o que isso significaria". Sullivan disse que o país está em contato frequente e direto com a Rússia.

O presidente dos EUA, Joe Biden, em discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas na quarta-feira, acusou Putin de fazer "ameaças nucleares abertas contra a Europa" em desrespeito imprudente às responsabilidades de não proliferação nuclear.

A Rússia também está fazendo um referendo em quatro regiões do leste da Ucrânia com objetivo de anexar territórios que tomou durante a invasão lançada em fevereiro. A Ucrânia e seus aliados chamaram os referendos de farsa projetada para justificar uma escalada da guerra.

Depois de sofrer reveses no campo de batalha, Putin está mobilizando 300 mil soldados e ameaçando usar "todos os meios disponíveis" para proteger a Rússia.

"Isso não é um blefe", disse Putin nos comentários vistos no cenário mundial como uma ameaça ao uso potencial de armas nucleares.