Conteúdo publicado há 8 meses

Ucrânia diz ter atingido alvos navais russos em ataque à Crimeia

A Ucrânia disse que atingiu alvos navais russos e infraestrutura portuária na madrugada de quarta-feira na cidade de Sevastopol, na Crimeia, no que parece ter sido o maior ataque da guerra contra a sede da Frota Russa do Mar Negro.

O ataque à Crimeia, que foi tomada e anexada pela Rússia em 2014, foi confirmado por Moscou. A ação destacou a crescente capacidade de mísseis de Kiev, enquanto a Rússia continua a bombardear a Ucrânia de longe com mísseis de longo alcance e drones.

"Confirmamos que um grande navio de desembarque e um submarino foram atingidos. Não comentamos sobre os meios (usados) para o ataque", disse à Reuters o oficial da inteligência militar ucraniana Andriy Yusov, sem dar mais detalhes sobre a escala dos danos.

O Ministério da Defesa da Rússia disse em comunicado que a Ucrânia atacou um estaleiro no Mar Negro com 10 mísseis de cruzeiro e três lanchas sem tripulação na madrugada de quarta-feira, danificando duas embarcações que estavam passando por reparos.

Afirmou ainda que derrubou sete dos mísseis e que os barcos de ataque foram destruídos por um navio de patrulha russo.

"É realmente o maior ataque a Sevastopol desde o início da guerra", declarou o capitão reformado da Marinha ucraniana Andriy Ryzhenko à Reuters por telefone.

Não ficou claro que tipo de míssil foi usado por Kiev no ataque a Sevastopol, que fica a cerca de 300 km do porto ucraniano de Odessa, no Mar Negro.

O Ocidente despejou armas no valor de bilhões de dólares na Ucrânia para ajudá-la a se defender das forças russas, que ocupam grandes extensões de território no sul e no leste desde sua invasão em grande escala em fevereiro de 2022.

As Forças Armadas ucranianas, que lançaram uma contraofensiva no início de junho, tomaram a medida incomum de reivindicar publicamente a responsabilidade pelo ataque, algo que normalmente não fazem para ataques à Rússia ou à península da Crimeia.

Continua após a publicidade

"Na manhã de 13 de setembro, as Forças Armadas ucranianas realizaram ataques bem-sucedidos contra ativos navais e infraestrutura portuária dos ocupantes nas docas de Sevastopol temporariamente ocupada", disse no Telegram.

Mikhail Razvozhayev, o governador instalado por Moscou em Sebastopol, a maior cidade da Crimeia e um importante porto do Mar Negro, afirmou no Telegram que pelo menos 24 pessoas ficaram feridas.

"Todos os serviços de emergência estão trabalhando no local, não há perigo para objetos civis na cidade", disse ele.

(Reportagem de Lidia Kelly em Melbourne, Anna Pruchnicka e Redação de Kiev)

Deixe seu comentário

Só para assinantes