Catar espera que proposta de cessar-fogo em Gaza seja recebida positivamente

O primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, disse neste sábado que os mediadores esperam que todas as partes lidem positivamente com os princípios de uma proposta de cessar-fogo em Gaza que o presidente dos EUA, Joe Biden, apresentou na sexta-feira.

Al Thani fez as declarações durante um telefonema com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, informou a agência de notícias estatal do Catar.

Os princípios da proposta de cessar-fogo "incluem a retirada das forças israelenses de todas as áreas povoadas de Gaza, a libertação de detidos, incluindo mulheres, idosos e feridos, em troca da libertação de centenas de prisioneiros palestinos e da entrada de ajuda no enclave, acrescentou Al Thani.

O Catar, com o Egito, tem mediado discussões de cessar-fogo entre Israel e a facção militante palestina Hamas. O ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, também disse em um telefonema com Blinken neste sábado que seu país apoiará todos os esforços para acabar com a guerra em Gaza, disse o Ministério das Relações Exteriores egípcio.

Al Thani, que também é ministro dos Negócios Estrangeiros do Catar, disse em abril que o Estado do Golfo estava reavaliando o seu papel como mediador, citando preocupações de que os seus esforços estivessem sendo minados por políticos que procuravam marcar pontos.

O Catar tem enfrentado críticas dos Estados Unidos e de Israel sobre os seus laços com o Hamas desde 7 de outubro.

Cerca de 1.200 pessoas foram mortas no ataque de 7 de outubro e outras 252 foram sequestradas, segundo registros israelenses. Mais de 36 mil palestinos foram mortos no ataque militar de Israel ocorreu na sequência na Faixa de Gaza, dizem autoridades de saúde no enclave governado pelo Hamas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes