Topo

Podcast

Baixo Clero

A jornalista Carla Bigatto conduz com analistas um papo sobre temas que dominam a pauta política.


Baixo Clero #57: Pantanal, Guedes, Damares contra Netflix; das queimadas às frituras do governo

Do UOL, em São Paulo

17/09/2020 18h13

Em mais uma semana, o ministro da Economia Paulo Guedes sofre revezes e embates com Jair Bolsonaro (sem partido). Desta vez, por conta da suspensão do programa Renda Brasil, banido do vocabulário do presidente. Como um ministro resiste por tanto tempo à fritura pública de Congresso e governo? "Guedes superou [o ex-ministro da Justiça] Sergio Moro no índice de sapos engolidos", avalia o colunista do UOL Diogo Schelp no podcast Baixo Clero #57, apresentado ao lado de Carla Bigatto e Carolina Trevisan.

"No fim das contas, quem atua como ministro da Economia nesse período é o [presidente da Câmara dos Deputados] Rodrigo Maia, é ele quem chancelou, validou e negociou propostas", afirma Trevisan sobre um dos articuladores do auxílio emergencial.

Na pauta, estão as ações de combate às queimadas no Pantanal e a acusação do vice-presidente de sabotagem na divulgação de dados. "Um governo que não se preocupa com medidas preventivas e com fiscalização ambiental vai ser sempre reativo quando o problema sair do controle", avalia Schelp.

Trevisan fala também sobre a ministra Damares Alves. "Dentro do ministério, ela está usando práticas que sempre teve dentro da igreja evangélica. É mais uma vez usar a lógica religiosa na política, como mostrou o caso do [prefeito do rio] Marcelo Crivella com os "Guardiões".

Nesta semana, a jornalista Carla Araújo se junta ao time de apresentadores e, a partir da semana que vem, substitui Bigatto durante suas férias na apresentação do podcast. No episódio, Carla fala sobre as estratégias da defesa do presidente no caso do depoimento presencial sobre as acusações de Moro.

Ouça o programa no arquivo acima.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.