Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Mensagem que pede a eleitores do PT que votem só na segunda-feira é falsa

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

03/10/2018 13h29

É falsa a mensagem que circula em aplicativos como o WhatsApp recomendando aos eleitores do PT que votem apenas na segunda-feira (8).

A imagem enganosa simula um comunicado aos eleitores e tem a foto do ex-presidente Lula, do candidato à presidência da República, Fernando Haddad, e da candidata à vice-presidência, Manuela D´Ávila (PC do B), com um texto. A peça também diz que estes eleitores terão direito a folga no trabalho durante toda a semana, o que também não é verdade. 

Em sua página oficial na internet, a campanha “Brasil feliz de novo”, do PT e do PC do B, desmente o boato. A postagem chama a falsa mensagem de “covarde, além de mentirosa”, e ainda afirma que “essas não são promessas do Partido dos Trabalhadores e não correspondem à legislação eleitoral”. “A eleição é um processo democrático regulado por lei e o voto, secreto, não é um fator que determina as zonas eleitorais”, acrescenta a nota da coligação.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) destaca de forma objetiva no Calendário Eleitoral que o dia 7 de outubro (domingo) é a data única para a votação do primeiro turno das eleições, informação também explicitada na resolução nº 23.554. De acordo com o artigo 144 do Código Eleitoral (Lei 4737/65), o período votação é das 8h às 17h. Quem deixar de comparecer à urna neste domingo (7) ficará sem votar no primeiro turno.

O projeto Comprova recebeu a peça através de seu WhatsApp (11 97795-0022). A imagem do comunicado falso foi a segunda mais encontrada pelo rastreador de conteúdo viral no WhatsApp do projeto Eleições sem Fake da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) nesta terça-feira (2).

A agência “Lupa” e o “Fato ou Fake”, do “G1”, também confirmaram a falsidade do material.

Agora a peça enganosa foi verificada pelo “SBT”, pelo “Jornal do Commercio”, pela “Gazeta do Povo”, além do UOL, do “Nexo” e do “Poder360”, todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.