Carlos Bolsonaro não publicou foto com arma e flores após morte de Marielle

É falso que o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) tenha publicado uma foto segurando uma arma e um buquê de flores logo depois do assassinato da vereadora Marielle Franco.

A desinformação circula desde 2019 e já foi desmentida por veículos de checagem.

O UOL Confere recebeu o pedido de checagem pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Uma mensagem de WhatsApp com a foto de Carlos Bolsonaro é encaminhada com o seguinte texto: "Pra ninguém esquecer essa foto do Carluxo segurando uma arma e um vaso de flores minutos após Marielle Franco ser assassinada".

Por que é falso

Publicação da foto ocorreu dois anos antes do assassinato de Marielle. A imagem de Carlos Bolsonaro segurando uma arma e um buquê de flores foi publicada no perfil dele no Twitter em 14 de setembro de 2016 (veja aqui).

A desinformação também circulou em 2019. Na época, foi desmentida pelas agências de checagem Lupa e Aos Fatos.

Continua após a publicidade

Não há registro de postagens de Carlos Bolsonaro na rede social com a mesma foto ou com comentários sobre o crime entre os dias 14 de março de 2018, quando Marielle foi assassinada, e 15 de março de 2018, dia seguinte ao crime (veja aqui).

O conteúdo também foi checado recentemente por AFP e Aos Fatos.

Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

2 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Roberto Gomes Giannini

Quem vai invadir a casa desse v a g a b u n d o é a PF. Tá chegando a hora... Tic, tac, tic, tac...

Denunciar

Antonio de Almeida Lago Filho

Outro assunto. Sobre armas de fogo. Desejo arma de fogo é natural dos extremistas de EXTREMA Direita. Nado surpreende. Mais de 70% da população brasileira não quer essa libertinagem de armas de fogo para todas e todos brasileiros como deseja os idólatras “objetos” de EXTREMA direita de jair. E não terão. Por sinal! Traidores da pátria acham normal um “cidadão”afirmar com todas as letras, palavras, e pontos que : “lembro da minha  saída do Exército por conta dos planos de  EXPLODIR BOMBAS em quartéis no fim dos anos 1980 — entre outros episódios de sua trajetória política. E afirmou que sua punição foi "excessiva", apesar de merecida.” Sim, jair disse exatamente isso. E os traidores da pátria aplaudem. Por isso mesmo são realmente traidores da pátria. 

Denunciar