Topo

Granizo atinge grande área do Rio Grande do Sul e causa destruição; outubro será de muita chuva

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

01/10/2012 09h57

Uma forte tempestade de granizo caiu sobre pelo menos 30 cidades gaúchas entre a noite desse domingo (30) e a manhã desta segunda-feira (1º). Em alguns casos o gelo foi tanto que se acumulou em grandes camadas no chão. Uma das cidades mais atingidas foi Putinga (202 km de Poto Alegre), onde aproximadamente cem casas tiveram seus telhados danificados. A previsão é de um outubro com recordes de chuva.

De acordo com levantamento da empresa de meteorologia MetSul, as pedras de gelo caíram sobre a maioria das regiões do Estado nas seguintes cidades: Bagé, Rio Pardo, São Jerônimo, Bom Jesus, Veranópolis, Maquiné, Canoas, Esteio, Gravataí, São Leopoldo, Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Capão da Canoa, Tapes, Camaquã, Cachoeirinha, Torres, Putinga, Taquara, Ijuí, Venâncio Aires, Rolante, Vera Cruz, Tupanciretã, Crissiumal, Monte Alegre dos Campos, Três de Maio, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana. Os danos ainda estão sendo contabilizados.

No noroeste gaúcho, o município de Santo Augusto também registrou vento forte. As rajadas alcançaram 97 km/h. Há dez dias, a cidade havia sido varrida por outro vendaval. Na ocasião, os ventos chegaram a 120 km/h.

Em Putinga, o granizo que caiu durante 20 minutos destruiu telhados de residências no centro da cidade e no interior. Após a tempestade, que ocorreu por volta das 21h, os moradores foram surpreendidos por um céu limpo e estrelado.

"As pessoas não se preocuparam tanto em se proteger. Então hoje, por volta das 6h, caiu uma chuva forte que já dura três horas", conta o secretário de Administração do município, Elson Streck.

Segundo ele, aviários e chiqueiros em diversas localidades foram atingidos. No perímetro urbano, além de casas, um banco, o centro de assistência social e o parque de máquinas da prefeitura foram danificados pelas pedras. "Amanhecemos hoje com o gelo ainda acumulado", comenta Streck.

Previsão

De acordo com a MetSul, esta semana promete ser de tempo instável em todo o Rio Grande do Sul. São esperados episódios de chuva forte, vento e mais granizo. "Este outubro que começa agora deve ser de muita chuva. Será, disparado, o mês mais chuvoso até agora em 2012. 

É provável que muitos locais do Estado terminem o mês com acumulados entre 300 mm e 500 mm, volumes equivalentes a dois ou três meses em apenas um", disse o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.