Topo

Bombeiro é internado na UTI após inalar fumaça durante incêndio em SC

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

26/09/2013 10h29

O bombeiro voluntário David Marcelino sofreu uma grave intoxicação quando trabalhava no combate à fumaça tóxica que emana do incêndio do depósito de fertilizantes em São Francisco do Sul. Ele foi internado às 4h desta quinta-feira (26) na UTI do Hospital Hans Schmidt, em Joinville (194 km de Florianópolis).

Marcelino tem 59 anos e é bombeiro voluntário há 35 na cidade vizinha de Guaramirim. Segundo informações da assessoria do hospital, o laudo médico foi de intoxicação por substâncias químicas. O estado de saúde de Marcelino é considerado grave, porém, estável.

A fumaça exalada pelo incêndio é composta de nitrato de amônia. Segundo o Centro de Toxicologia do Estado esse produto não é letal, mas produz uma irritação comparável àquela do gás lacrimogêneo. Todas as pessoas na rota da fumaça foram evacuadas pela Defesa Civil.

Segundo o comandante de turno dos bombeiros que estava na cena, Lauri Leite, Marcelino e seus companheiros usavam máscaras.

Ele disse que "Marcelino entrou numa área de grande concentração de fumaça e de alguma forma acabou inalando uma quantidade dela, sofrendo um desmaio".