Topo

Bombeiros estimam mais um dia de operação para controlar fumaça em SC

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

26/09/2013 08h07

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina estima que será necessário mais um dia para controlar o incêndio de um depósito de fertilizantes no porto de São Francisco do Sul (189 km de Florianópolis). O fogo, que começou às 23h de terça-feira (24), já dura mais de 30 horas.

O comandante da corporação, coronel Marcos de Oliveira, disse nesta manhã que "é muito material, o combate deve durar mais um dia". Na previsão anterior dele, feita na quarta à tarde, a fumaça seria debelada durante a noite.

Às 7h desta quinta-feira (26), a coluna amarelada de fumaça continuava subindo a 200 metros e sendo levada pelo vento ao sul do Paraná, onde chegou na quarta à tarde, e seguindo em direção a São Paulo e ao Rio de Janeiro.

Na operação, já foram utilizados 200 mil litros de água na tentativa de resfriar as 10 mil toneladas de fertilizantes.

De acordo com Oliveira, as equipes que trabalharam à noite tentaram chegar ao ponto de onde emana o fogo. Os bombeiros estão espalhando o fertilizante no pátio do depósito, usando um trator, para resfriá-lo e assim debelar o fogo químico --ele não produz chamas, apenas a fumaça, de cor amarelada. Segundo os bombeiros, cerca de um quarto do material foi retirado do local.

A água usada está sendo armazenada num piscinão aberto no local, para posterior análise --os técnicos temem que ela crie um segundo problema ambiental.

Estado de emergência

A cidade de 42 mil habitantes está sob estado de emergência desde quarta. Mais de 800 pessoas foram levadas para abrigos da prefeitura. O prefeito Luiz Roberto Oliveira (PP) fez apelos por doações de colchões e mantimentos para os abrigados.

Cidade fica a 189 km da capital

  • Arte/UOL

A Defesa Civil isolou um raio de 2 km do depósito. A população está sendo constantemente alertada para afastar-se da rota da fumaça. Sua toxidade moderada produz irritação nos olhos, nariz e garganta. A Secretaria da Saúde recomendou que as pessoas permanecessem em locais arejados. Mais de 5.000 máscaras foram distribuídas à população.

Um bombeiro que trabalhou dentro do depósito sofreu uma intoxicação grave e foi medicado. Outras 138 pessoas foram atendidas nos hospitais, nenhuma apresentou sintomas graves.

Além dos moradores abrigados pela prefeitura, cerca de 400 famílias deixaram suas casas nos bairros mais afetados pela fumaça e foram para Joinville, para casas de parentes ou hotéis. A Polícia Militar e tropas do Exército patrulharam a região durante a noite, para evitar saques.

O posto de comando da crise ambiental está montado na prefeitura local. O expediente das repartições foi suspenso. O comércio fechou e as aulas também foram suspensas até sexta.

Paraná

A fumaça tóxica chegou a Guaratuba, no litoral sul do Paraná. As aulas na cidade foram suspensas. Sete pessoas procuraram os hospitais com sintomas de intoxicação leve. Elas foram medicadas e passam bem.