Topo

Seca deixa seis cidades de SP em emergência ou calamidade pública

Do UOL, em São Paulo

20/08/2014 17h38Atualizada em 20/08/2014 17h38

O município de Tambaú (255 km de São Paulo) decretou estado de calamidade pública nesta terça-feira (19) por causa da estiagem que atinge a região. É o segundo município paulista a tomar essa medida em razão da falta de chuva. Outros quatro decretaram estado de emergência.

O fornecimento de água foi interrompido na manhã de ontem e só deve voltar na manhã desta quinta-feira (21) em Tambaú. Mais de 23 mil pessoas estão sendo afetadas pela medida. Os moradores enfrentam racionamento de água na cidade, com um dia sem água e um dia com abastecimento.

Na semana passada, Cordeirópolis (158 km de São Paulo) também decretou estado de calamidade pública. Artur Nogueira (145 km), Casa Branca (229 km), Iepê (516 km) e Valinhos (85 km) estão em estado de emergência por causa da falta de água. Ao todo, cerca de 248 mil pessoas estão sendo atingidas por esses decretos. 

O decreto de calamidade pública tem duração de seis meses e permite que a prefeitura realize compras sem licitação e obtenha recursos com mais rapidez. No caso do estado de emergência, que tem duração indeterminada, o município pode pedir recursos ao governo federal.