Topo

Esse conteúdo é antigo

Passageiros são pegos de surpresa com greve do metrô: 'só gastei o bilhete'

Anahi Martinho

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/05/2021 11h07Atualizada em 19/05/2021 11h17

Usuários do metrô foram pegos de surpresa com a greve dos metroviários na manhã de hoje. Por volta das 8h, a situação na estação Corinthians-Itaquera, Linha 3 - Vermelha, era de caos e muita gente desinformada sobre a paralisação.

A diarista Riva Pereira da Silva, 50, fez vídeos e fotos da greve para avisar ao patrão, no Jabaquara, que só vai amanhã. Moradora da Cidade Tiradentes, ela pegou um ônibus para chegar ao metrô Itaquera e se deparou com a paralisação.

"Não estava sabendo. Agora vou voltar para trás. Só fiz gastar meu bilhete", disse.

Valéria Pereira, 23, também chegou ao metrô sem saber da paralisação. Funcionária de uma agência de telemarketing no centro da cidade, ela fotografou os cartazes da greve para mandar para o chefe, justificando o atraso. "Se não eu perco meu emprego", disse.

Passageiros são pegos de surpresa na estação Corinthians - Itaquera com a greve dos metroviários  - Anahi Martinho/Colaboração para o UOL - Anahi Martinho/Colaboração para o UOL
Passageiros são pegos de surpresa na estação Corinthians - Itaquera com a greve dos metroviários
Imagem: Anahi Martinho/Colaboração para o UOL

O músico Webster Silas da Silva, 26, sabia da paralisação, mas achou que poderia ter sido cancelada. Com o celular na mão, ele avisou que não vai conseguir participar do concerto que faria hoje em Heliópolis.

"Tem muita gente pegando o trem. O problema vai ser para voltar, porque é um instrumento grande, é um contrabaixo", diz. "Eu pensei que não ia ter a greve. Na outra semana falaram que teria e não teve".

A fila do embarque da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) chegou a ter aglomeração no início da manhã, com muita gente utilizando o trem como alternativa para chegar ao destino.

Fila de embarque da CPTM na estação Corinthians-Itaquera - Anahi Martinho/Colaboração para o UOL - Anahi Martinho/Colaboração para o UOL
Fila de embarque da CPTM na estação Corinthians-Itaquera
Imagem: Anahi Martinho/Colaboração para o UOL

Os ônibus e lotações que partem do terminal também ficaram com fluxo intenso e caos, com muitos passageiros pedindo informações sobre os transportes.

A aposentada Maria José de Souza, 63, comprou o bilhete da CPTM achando que estava comprando o do metrô. "Eu ia passar na casa de uma parente lá na zona Sul. Eu vi todo mundo na fila e pensei que era o bilhete do metrô, mas era do trem, eu não sou daqui. Agora que me avisaram da greve. Lá para onde eu vou não tem trem. Agora vou ver se consigo devolver o bilhete", afirmou.

A aposentada Maria José de Souza comprou o bilhete da CPTM achando que estava comprando o do metrô - Anahi Martinho/Colaboração para o UOL - Anahi Martinho/Colaboração para o UOL
A aposentada Maria José de Souza, 63, durante embarque na estação Corinthians-Itaquera da CPTM
Imagem: Anahi Martinho/Colaboração para o UOL

Orlando Silva, 52, motorista do ônibus da linha Jardim Laranjeira - Metrô Itaquera, chegou para trabalhar sem saber da greve dos metroviários. Ele afirma que muitos passageiros também não estavam informados da paralisação.

"A minha linha não ficou tão cheia, o pessoal acabou pegando a linha que vai direto para o Parque Dom Pedro [centro]", afirma Orlando, que apoia a paralisação da categoria.

"Com certeza eles não fariam isso por nada. Para nós que trabalhamos com transporte, é uma série de fatores. Com certeza eles têm o motivo deles para estar paralisando. Mas como sempre quem acaba pagando é a população", diz Orlando, que ajudava os passageiros dando informações sobre os ônibus.

Greve afeta funcionamento de linhas do metrô

Esta foi a primeira greve de transportes na capital paulista desde o início da pandemia de coronavírus no país, em março de 2020.

O sindicato dos metroviários anunciou a paralisação ontem, após assembleia. A categoria reivindica aumento salarial e vai contra uma proposta do metrô que retira direitos trabalhistas. Veja os detalhes da negociação.

A greve afetou as linhas 1- Azul, 2 - Verde, 3 - Vermelha e 15 - Prata. A CPTM teve aumento no fluxo de passageiros e chegou a ter aglomeração intensa no embarque da estação Corinthians-Itaquera na manhã de hoje.