Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia afasta agentes que agrediram jovem em abordagem na Grande SP

Do UOL, em São Paulo

03/01/2022 14h39

A Polícia Militar de São Paulo afastou dois agentes que foram filmados agredindo um jovem durante uma abordagem em Rio Grande da Serra, região metropolitana de São Paulo, na noite de sexta-feira (31/12).

As imagens circulam desde o sábado (1º) nas redes sociais e mostram uma perseguição em um parque: são duas motos da polícia, cada uma pilotada por um agente, atrás de uma motocicleta com dois rapazes — um condutor e outro na garupa.

O vídeo, gravado por testemunhas, mostra quando a motocicleta tomba e um dos jovens começa a correr pelo gramado, momento em que é alcançado e derrubado por um dos policiais. Na sequência, o agente imobiliza o rapaz e desfere socos e pontapés, até que outro policial se aproxima e também começa a agredi-lo.

A perseguição iniciou após os dois rapazes, de 17 e 18 anos, desobedecerem à ordem de parada da polícia. Ambos foram encaminhados à delegacia de Ribeirão Pires, que registrou a ocorrência como "desobediência, dirigir sem permissão ou habilitação, tombamento e autolesão", segundo informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública).

Em nota enviada ao UOL, o órgão afirmou que um inquérito policial militar foi instaurado para apurar a conduta dos agentes.

"A Polícia Militar esclarece que os policiais que aparecem nas imagens foram identificados e afastados das atividades operacionais. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar a conduta dos agentes", diz trecho da nota.

A delegacia de Rio Grande da Serra será a responsável pelas investigações.