Limpador de piscina faz vídeos satisfatórios e brilha com Kevin O Chris
Para quem passa horas no TikTok, poucas coisas são mais satisfatórias do que assistir a uma limpeza de piscina. Entre tantos virais, o que escova bordas e aspira águas sujas talvez seja o favorito de muitas pessoas.
No Brasil, quem domina o nicho tem nome e sobrenome: Rhuan Félix. O jovem, de 26 anos, mora em Juiz de Fora (MG) e já limpou centenas de piscinas — um ofício que, apesar de ser da família, ele tentou evitar.
"Nasci em uma família de piscineiros, mas nunca me interessei muito. Fiz alguns cursos, como de soldador, elétrica, mas não me adaptei. Trabalhei como eletricista, mas meu maior medo era colocar fogo em uma casa", conta ele ao UOL.
Da física para a piscina
Em 2017, quando quis se casar com a então namorada Keila, precisou buscar um emprego que desse mais estabilidade. Prestes a iniciar a faculdade de física, ele decidiu recorrer aos tios como ajudante. "Entre a faculdade e o trabalho, eu optei pelo trabalho", lembra.
Eu comecei a aprender ali a vida na beira da piscina e acabei me apaixonando pela profissão.
Não demorou muito para que ele conquistasse seus próprios clientes, o que possibilitou uma grana extra. Nesta época, Keila acompanhava Rhuan nas limpezas porque achava "muito satisfatório" ver toda a sujeira ser aspirada.
"Ela falava que era igual assistir a vídeo de cravo, ficava felizona assistindo", recorda. Na pandemia, o trabalho dele continuou sendo solicitado. Mas, agora, por questões de segurança, ele não podia mais levar a esposa. Foi então que Rhuan decidiu gravar as limpezas.
A ideia de levar aquele conteúdo para as redes sociais partiu dela. "Eu já tinha os vídeos mesmo, então comecei a juntar e postar. Não explicava o que estava acontecendo, só colocava uma música de fundo", lembra. Sua audiência era baixa — se limitava aos tios e tias.
O primeiro viral
Tudo mudou quando a limpeza de uma piscina com muito barro caiu em suas mãos. Ele foi fazer o trabalho, como de costume, e filmou. Na hora de postar, sentiu a necessidade de explicar o que aconteceu para a piscina ficar daquele jeito.
"Ali eu tive a sacada de narrar. E foi o meu primeiro vídeo que viralizou e alcançou milhares de pessoas, trouxe um público gigantesco que eu nem imaginava que gostava de assistir a limpeza de piscina", disse.
Rhuan já soma mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais e 54 milhões de curtidas no TikTok. Entre os comentários, há quem diga que Rhuan "vai até limpar a piscina do Silvio Santos", ou quem chame o piscineiro para "limpar o Tietê".
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberHoje, a equipe dele cobra cerca de R$ 250 pela limpeza de uma piscina residencial — o valor pode variar de acordo com o tamanho e a distância percorrida até lugar. Com a fama, já aconteceu de ele ser solicitado em outras cidades e até outros estados.
"Só que às vezes acaba que, por eu ter já minha empresa fixa aqui em Juiz de Fora, não tenho essa disponibilidade", explica. Isso porque as limpezas precisam acontecer com uma certa frequência — uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do quanto é usada.
Piscinas inesquecíveis
De todos os trabalhos que já realizou, Rhuan lembra de duas com muito carinho. Uma delas resultou em uma limpeza longa, de duas semanas.
Caiu um barranco dentro dela, muito barro, praticamente soterrou. Foi a que levamos mais tempo para limpar. A gente foi tirando a sujeira com um carrinho de mão, passando peneira, deixando só o líquido. Tratamos durante 15 dias e deixamos ela impecável.
Se você está se perguntando se não seria mais fácil esvaziar e colocar uma água limpa, Rhuan explica que não. As piscinas de fibra têm uma particularidade: a pressão que a água faz dentro dela é o que permite que ela não trinque — vazia, ela corre mais riscos de danificar.
@rhuanfelixx #piscina #limpeza #satisfying #satisfyingvideo #satisfy #viral #tiktokviral #fyp #foryou #satisfaction #virall #ads #paid #resso #inpander ? som original - Rhuan Félix
A outra piscina inesquecível foi a de um funkeiro famoso: Kevin O Chris.
Recebi uma mensagem dele: 'cara, minha piscina está podre e eu quero que você venha aqui limpar e gravar conteúdo com ela'. Isso para mim foi sensacional, o reconhecimento de alguém que é muito famoso. Saí da minha cidade, fui para o Rio, conheci ele e a casa dele. E limpei a piscina dele.
Tamanho reconhecimento trouxe a Rhuan outras oportunidades, como parcerias de publicidade, por exemplo. Agora, ele sonha mais alto: quer viajar o Brasil limpando as piscinas de seus seguidores. "É um passo um pouco maior que a nossa perna, estamos estudando muito, mas seria um sonho", revela.
Com o sucesso no TikTok e no YouTube, o piscineiro acredita que isso possa acontecer em breve. Mesmo atuando predominantemente em sua cidade, seus canais já monetizam e sua empresa já tem diversos patrocinadores. "A internet tem nos ajudado muito."
Satisfação está na limpeza
Os vídeos seguem uma ordem de limpeza: primeiro, é feita uma medição de parâmetros químicos para entender o estado da piscina e quais produtos serão utilizados — como sulfato de alumínio e cloro.
Depois, Rhuan faz uma escovação das paredes e do fundo. "Se a gente não fizer essa escovação e apenas aplicar os produtos, a água vai ficar limpa, mas a sujeita vai permanecer. E não vai dar para fazer aquela aspiração satisfatória", explica sobre o processo.
"A gente aplica os produtos certinhos e deixamos agir por, no mínimo, oito horas. Eu gosto de deixar de um dia para o outro. No outro dia voltamos e fazemos o processo de aspiração e regulamos os parâmetros", finaliza.
Rhuan acredita que a satisfação de assistir a esses vídeos está ligada ao "antes e depois" das piscinas. "A gente nunca quer estar com a casa muito suja. E aí olha a piscina e se pergunta o que deve ter acontecido para ela ficar naquele estado", explica.
O espanto maior, acredita o piscineiro, acontece ao saber que a limpeza aconteceu sem a troca da água.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.