Topo

Buscas por sobreviventes no Nepal podem ser suspensas; três seguem desaparecidos

Do UOL, em São Paulo

24/09/2012 06h33Atualizada em 24/09/2012 11h49

Dois alpinistas franceses e um canadense continuam desaparecidos no monte Manaslu, no Nepal onde aconteceu uma avalanche no domingo (23). Nesta segunda-feira (24), cinco alpinistas foram resgatados nesta segunda por equipes de busca. Situado na cordilheira do Himalaia, o Manaslu é a oitava maior montanha do mundo. O resgate havia sido suspenso domingo à noite devido às condições climáticas na região. 

"Nós paramos as operações de busca por helicóptero. Dois franceses e um canadense ainda estão desaparecidos. As buscas ainda estão sendo feitas nas montanhas", disse à AFP o chefe da polícia local, Basanta Bahadur Kunwar.

De acordo com o vice-presidente do SNGM, Christian Trommsdorff, as buscas podem ser canceladas definitivamente, porque não há mais esperanças de encontrar os desaparecidos.

O número de mortos no incidente é motivo de contradição entre as fontes oficiais e não-oficiais e os veículos de imprensa. O governo do Nepal afirma que nove pessoas morreram na tragédia, mas a a Associação de Montanhismo do país diz que 13 alpinistas morreram. De acordo com a agência Reuters, no entanto, o número exato de vítimas seria 11. 

Não há informações sobre a nacionalidade das vítimas resgatadas. O ministério de Relações Exteriores da França confirmou a morte de quatro franceses, embora agências de notícias tenham informado que sete franceses estavam entre os mortos. Dois alemães, um alpinista espanhol e um nepalês também estariam entre os mortos.

Cinco alpinistas foram resgatados de helicóptero e levados para hospitais na capital, Katmandu. Um deles, um alpinista alemão, foi socorrido com vida, mas morreu durante atendimento médico na unidade de saúde.

Segundo um policial ouvido pela agência "Reuters", pelo menos mais 13 alpinistas estariam no acampamento aguardando a chegada do resgate. O estado de saúde destas pessoas é desconhecido.

Translado de corpos

Os corpos de seis dos alpinistas mortos na tragédia, entre eles o do espanhol Martí Gasull, foram levados nesta segunda-feira (24) para a capital, Katmandu. Segundo a agência "Efe", os corpos seriam de quatro alpinistas franceses (uma mulher entre eles),um italiano e um espanhol.

A expedição era formada por ao menos 25 alpinistas e havia praticamente alcançado o cume do Manaslu quando aconteceu a avalanche. O alpinista francês Claude Manel  conta que ouviu o barulho do montante de neve antes de ele atingir o acampamento.

“Eu ouvi o som antes e consegui sair do saco de dormir. Acho que é por isso que eu estou vivo. Eu comecei a rolar na neve, acho que cerca de 200 metros", declarou o sobrevivente, de 42 anos. O alpinista diz que ficou coberto de neve foi até o pescoço e chegou a ver um soterrado na avalanche. (Com agências internacionais)