Topo

Tiroteio que deixou dois mortos em universidade do Kentucky teria sido acidente

Policiais cercam campus de universidade no Kentucky após tiroteio - Reprodução/hazard-herald.com
Policiais cercam campus de universidade no Kentucky após tiroteio Imagem: Reprodução/hazard-herald.com

Do UOL, em São Paulo

16/01/2013 09h07Atualizada em 16/01/2013 09h11

Um atirador deixou dois mortos e um ferido na noite de terça-feira (15) no estacionamento do campus de uma universidade na cidade de Hazard, no Estado de Kentucky (EUA).

De acordo com a polícia, o caso teria sido um incidente doméstico com uma arma semiautomática e ocorreu na Hazard Community and Technical College. "Não foi relacionado com a escola de modo algum", informou o chefe da polícia local, Minor Allen.

As vítimas são um homem de cerca de 50 anos, uma mulher de 20 anos e uma adolescente, que foi levada para o hospital para tratar dos ferimentos.

A polícia identificou o atirador como Dalton Stidham, 21, que se entregou às autoridades. Um bloqueio foi requisitado por cerca de duas horas na escola, acrescentou.

A universidade, que opera em vários locais, cancelou suas aulas de hoje no campus onde ocorreu o incidente. A instituição assinala em seu site que houve um "incidente" no campus principal, sem especificar mais dados, e acrescenta que "serão fornecidos mais detalhes assim que eles estiverem disponíveis". (Com agências internacionais)

Massacre de Newtown

Na quinta passada (10), um estudante de 16 anos deixou dois feridos após abrir fogo em uma sala de aula do colégio Taft Union High School na cidade de Taft, na Califórnia (EUA).

No dia 14 de dezembro outro tiroteio abalou os Estados Unidos: Adam Lanza, 20, invadiu a escola primária Sandy Hook, na cidade de Newtown, em Connecticut, e deixou 26 mortos, dos quais 20 eram crianças. Ele se matou depois do massacre e a polícia ainda investiga os motivos que o levaram a cometer tal atrocidade.

A tragédia chocou os Estados Unidos e o mundo. O presidente do país, Barack Obama, se emocionou durante pronunciamento no dia do tiroteio: "Meu coração está despedaçado, não só como presidente, mas também como pai", disse.

Além disso, o tiroteio retomou o debate sobre armas nos Estados Unidos. Muitas veículos de imprensa, artistas e outros se posicionaram sobre o assunto, incitando ainda mais a polêmica.

Este foi o segundo maior massacre da história do país, com menos mortos apenas que o atentado que matou 32 pessoas na Virginia Tech em 2007. O suspeito teria entrado na escola com duas armas, que já foram recolhidas pelos policiais. Uma delas, de acordo com a AP, seria um rifle calibre 223.